EM AMERICANA

DIG deflagra operação contra assaltantes de imóveis de alto padrão

Dez mandados foram cumpridos e três investigados e um adolescente, detidos

Alenita Ramirez
29/12/2022 às 09:51.
Atualizado em 29/12/2022 às 09:51
Dez mandados foram cumpridos e três investigados e um adolescente, detidos (Divulgação)

Dez mandados foram cumpridos e três investigados e um adolescente, detidos (Divulgação)

Uma operação da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana, deflagrada na terça-feira (27), deteve dois homens e apreendeu um adolescente de 17 anos suspeitos de envolvimento em ao menos oito assaltos a residências na cidade e em Santa Bárbara d’Oeste. O grupo é composto por cerca de cinco bandidos, mas a polícia acredita que a quadrilha seja composta de sete ou oito integrantes, que agem indiretamente. Os investigadores constataram que o grupo tem como alvos imóveis de alto padrão e, habitualmente, agem a partir de informações privilegiadas fornecidas por pessoas próximas às vítimas. 

A operação, denominada “Provérbios”, contou como o apoio da Guarda Municipal de Americana (Gama) e visou ao cumprimento de dez mandados de busca e apreensão, dois de prisão temporária e um de busca e apreensão de menor na região da Praia Azul, em Americana.

Na ação, foram presos um jovem de 24 anos, outro, cuja idade não foi divulgada, e um adolescente de 17 anos. Os agentes encontraram drogas, munições, além de joias, relógios, celulares, perfume e televisão. Além dos três alvos, duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas, uma delas investigada pelos roubos e outras duas detidas por porte de entorpecentes. Dentre elas, uma é ainda investigada por participar dos assaltos.

Segundo policiais da DIG, o bando tinha como alvos comerciantes e autoridades públicas de Americana e região. Os assaltos a residências vinham chamando a atenção pelas semelhanças entre os casos, como os veículos utilizados e relatos sobre o comportamento dos suspeitos.

Entre os dias 12 e 17 de dezembro, ocorreram três assaltos a residências, na Praia Azul e no Werner Plaas, ambos em Americana, e no bairro Dodson, em Santa Bárbara d’Oeste. 

De acordo com os investigadores, os bandidos agem com base em informações prévias sobre as vítimas, desde horários em que saem e voltam, onde estão os objetos de valores, entre outros. Eles chegam a amordaçar as vítimas e em alguns casos fazem transferências bancárias no celular das vítimas. 

A operação foi denominada Provérbios porque no último roubo que o grupo realizou, um dos bandidos recitou a uma das vítimas um versículo de Provérbios 23, que diz: “diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és”. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por