na virada do ano

Desavença antiga acaba em assassinato em Vinhedo

Homem, com um bebê no colo, foi morto com uma faca por ex-vizinho, que havia se mudado há 6 anos

Alenita Ramirez/ [email protected]
03/01/2023 às 10:09.
Atualizado em 03/01/2023 às 10:09
O suspeito se entregou em uma base da Guarda Municipal (GM) de Campinas (Dominique Torquato)

O suspeito se entregou em uma base da Guarda Municipal (GM) de Campinas (Dominique Torquato)

Uma desavença ocorrida há cinco anos culminou em uma tragédia duas horas e 40 minutos antes da virada do ano, em Vinhedo. Ivan Piauí dos Santos, de 43 anos, matou o ex-vizinho, o técnico em manutenção predial João Antônio dos Santos, de 39 anos, com ao menos cinco facadas nas costas e tórax. A vítima chegou a ser socorrida no Hospital Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu pouco tempo depois de dar entrada na unidade. 

O suspeito se entregou em uma base da Guarda Municipal (GM) de Campinas, na madrugada de segunda-feira (2). O corpo do técnico em manutenção predial foi enterrado no final da manhã de segunda-feira, no cemitério municipal da cidade. Segundo a Polícia Civil, o crime teve motivação passional. Ivan culpava o ex-vizinho de ser o pivô de sua separação. Esse foi o segundo homicídio registrado na cidade em 2022. O primeiro aconteceu na antevéspera do Natal do ano passado. 

O assassinato aconteceu na residência da vítima, no Jardim Santo Antônio, na região do Capela, por volta das 20h40. João estava com o filho de três meses em casa e se preparava para participar de uma confraternização com a família. Ele tinha acabado de tomar banho quando ouviu alguém chamar seu nome na rua e saiu com o bebê no colo para ver quem esra.

Ao abrir o portão viu que quem o chamava era o seu ex-vizinho e estava com uma faca nas mãos. A vítima tentou fechar o portão, mas o agressor o empurrou e deu uma facada nas costas da vítima. O técnico em manutenção predial tentou mais uma vez fechar o portão, mas foi novamente golpeado com a faca. O bebê ficou entre o agressor e a vítima e, devido aos empurrões do agressor, o bebê acabou escapando dos braços do pai e caiu. Durante o ato de violência, a criança ficou aos pés dos ex-amigos, com parte do corpo na calçada e outra para dentro do quintal. 

As agressões foram registradas por câmeras de segurança e as cenas chocam. Em um dado momento, foi dado o golpe fatal, quando a vítima se abaixou para tentar pegar o filho. Nesse momento, o agressor se aproveitou que ele ficou de costas e abaixado e deu um golpe forte. 

Na sequência, os dois saíram para a calçada e a criança também foi levada para a calçada. A vítima saiu cambaleando e o agressor fugiu. 

Vizinhos ouviram o barulho e foram em socorro do homem ferido, que foi socorrido e levado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) à Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos. 

Segundo os amigos, antes de ser levado ao hospital, João conseguiu dizer o nome do agressor. O bebê, filho da vítima, não se machucou.

Na madrugada de segunda-feira, Ivan se apresentou espontaneamente na base Oeste da GM, no Jd. Cristina, em Campinas, relatando que tinha cometido o crime em Vinhedo. Ele foi levado à delegacia daquele município, onde prestou depoimento. O delegado de plantão pediu a prisão preventiva dele, mas a Justiça de Jundiaí negou e o suspeito foi colocado em liberdade. Ele não tem passagem criminal. 

O suspeito alegou que haveria uma desavença antiga com João, uma vez que ele teria sido o responsável por sua separação há cinco anos, quando eram vizinhos. Naquela época, ele se separou de sua mulher e foi morar em Campinas. Porém, recentemente, teria descoberto que o ex-vizinho trocava mensagens com a ex-mulher, que está na Bahia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por