Nos dois casos, os ladrões fizeram reféns, mas eles depararam com a PM e cinco deles foram presos
Policiais no momento da prisão de um dos assaltantes, que roubou uma kombi de um DJ para fugir de um outro assalto cometido minutos antes (Divulgação)
Dois grupos de criminosos distintos aterrorizaram três famílias na terça-feira (6) à noite em Vinhedo e Campinas, entretanto, na fuga, ambos se depararam com a Polícia Militar (PM) e foram presos. Com um dos grupos foi apreendido um simulacro de pistola. Os bandidos têm entre 14 e 29 anos, a maioria com passagem criminal. Nos dois casos, os ladrões levaram as vítimas reféns, entre as quais estavam uma criança de seis anos e outra de nove. Cinco suspeitos foram detidos.
No primeiro assalto, três bandidos, de 14, 16 e 18 anos, renderam uma mulher com a filha de nove anos, que trafegavam em um Jeep Renegade pela Av. Independência, em Vinhedo. O trio estava em outro veículo e abordou as vítimas armado com um simulacro de arma, fazendo-as reféns dentro do Jeep Renegade e exigindo que a mulher fizesse transferências bancárias via PIX. Uma testemunha viu a ação e acionou a emergência da PM.
Os criminosos saíram com o veículo e as vítimas no sentido Valinhos e, próximo ao portal de entrada da cidade, uma equipe da PM avistou SUV, iniciando a perseguição, que seguiu pela Rodovia Anhanguera, no sentido Campinas.
Foi acionado o apoio da Radiopatrulha, da Força Tática e do Comando da Força Patrulha, do 35° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), resultando na abordagem do carro na altura do Campinas Shopping. Mãe e filha foram liberadas e o trio detido. O caso foi registrado no plantão do 1º Distrito Policial (DP).
Kombi
No segundo caso, policiais militares, também do 35º BPMI, por volta das 21h, prenderam dois homens, de 20 a 29 anos, envolvidos no roubo de um Volkswagen Fox, no Jardim Oliveira, de um aposentado de 69 anos. A dupla estava na companhia de um terceiro bandido que fugiu.
Os suspeitos não estavam armados, mas foram reconhecidos pela vítima. Na fuga a pé, o ladrão mais jovem rendeu um DJ que seguia para uma apresentação em uma Kombi, na companhia de um menino de seis anos, filho de um amigo dele, que estava em um outro carro logo atrás. Porém, o criminoso foi detido cerca de 30 metros adiante da abordagem.
O idoso, rendido pelos ladrões, guardava o carro do filho na garagem da casa da família quando foi atacado pelos criminosos. Os bandidos chegaram a pé e não mostraram armas, mas obrigaram a vítima a entregar a chave do carro. Eles também arrancaram a aliança, o relógio e pegaram os objetos que estavam no bolso da camisa. “Foi tudo muito rápido. Eles chegaram do nada, dizendo ‘perdeu, perdeu!’ e tomaram a chave da minha mão. Um deles se aproximou e pegou minha mão, puxando a minha aliança e ainda a chave de um outro carro que estava no bolso. Eu também entreguei o relógio. Aí, eles arrancaram com o carro”, contou o aposentado.
Uma viatura da PM patrulhava o bairro e deparou com o carro em alta velocidade ainda na esquina da rua da vítima. Os policiais ainda não haviam sido notificados do roubo e foram atrás do veículo. “Estranhamos o carro em alta velocidade e seguimos atrás. Eles passaram seguiram por algumas ruas e, no cruzamento das ruas Jorge Tibiriça com Paula Souza, o motorista perdeu o controle, bateu na guia e depois contra uma árvore. Eles desceram do carro e fugiram a pé. Também saímos da viatura e fomos atrás. Um deles fugiu e o outro rendeu o motorista de uma Kombi”, contou o soldado Lucas Rafael Capelatti.
O DJ aguardava a abertura do semáforo, com o filho do amigo ao lado, quando um dos assaltantes entrou no veículo pela porta do carona. “Foi tudo muito rápido. Ele me mandou dirigir e vi a polícia. Saí gritando por socorro, porque a criança estava do meu lado”, relatou a vítima. Um dos policiais chegou a pular sobre o bandido para detê-lo. Os veículos foram recuperados e o caso, apresentado no 1º DP.