Ocorrência mais recente aconteceu em uma agência do Banco Itaú
(Rodrigo Zanotto)
Em menos de uma semana, dois ataques a caixas eletrônicos foram registrados em Campinas, sendo um deles em um equipamento instalado em um supermercado, na semana passada, e, no caso mais recente, em uma agência do banco Itaú na Avenida Ruy Rodrigues. Nas duas ocorrências, os criminosos tentaram furtar dinheiro de terminais bancários, mas não tiveram sucesso.
No caso de anteontem, na agência bancária, a tentativa aconteceu por volta das 18h15 em uma unidade do Itaú, na Avenida Ruy Rodriguez, no Jardim Novo Campos Elíseos. Ninguém foi preso. De acordo com o registro na Polícia Civil, os criminosos invadiram um terreno baldio ao lado da agência e fizeram um buraco na parede. O imóvel vizinho é cercado por alambrado, mas está com o mato alto, o que facilitou a ação dos ladrões.
O buraco, de cerca de 80 centímetros de diâmetro, foi feito em um local que dava acesso a sala onde ficam os caixas eletrônicos. Os criminosos tentaram desligar as câmeras de segurança, mas não conseguiram. Com isso, o alarme na empresa de monitoramento foi acionado, um dispositivo que libera fumaça foi ativado e os ladrões fugiram.
Foram localizadas duas barras de ferro em um terreno baldio ao lado juntamente com uma camiseta, da qual foi colhida uma amostra do tecido e apreendida pela Polícia Científica. Segundo a polícia, há câmeras no interior e do lado de fora do estabelecimento que gravaram a ação criminosa. As autoridades ainda não sabem quantos criminosos estão envolvidos na tentativa de furto, mas serão solicitadas as imagens para o banco.
A perícia foi acionada e o caso foi registrado como tentativa de furto qualificado na 2ª Delegacia Seccional de Campinas. A Polícia Civil afirmou que não sabe quantas pessoas participaram da ação, mas ao menos dois bandidos foram vistos no local. Ontem, o banco não abriu para atendimento e os clientes foram direcionados a outras agências em endereços próximos e também para o acesso através da internet.
Na semana passada, bandidos também invadiram um mercado no bairro Parque Santa Bárbara e cortaram com maçarico um caixa eletrônico no estabelecimento. De acordo com a polícia, esta modalidade de crimes havia muito tempo que não era constatado na cidade. Os casos foram registrados na 2ª Delegacia Seccional de Campinas.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram