O acidente foi registrado por câmeras de segurança da rua e mostraram o momento em que o caminhão atingiu os imóveis (Rubinho Queiroz/TVSOL)
Um caminhão carregado com tijolos e desgovernado invadiu duas casas no Jardim Morada do Sol, em Indaiatuba, ontem de manhã. Uma mulher de 65 anos ficou ferida no braço, sendo socorrida pelo resgate do Corpo de Bombeiros, sem risco de vida. O acidente será investigado pela Polícia Civil. A Defesa Civil esteve no local e até o fechamento desta reportagem ainda não havia uma definição sobre a interdição dos imóveis.
O acidente aconteceu por volta das 7h30, na Rua Adhelia Filomena Matione. O veículo estava estacionado em uma subida, em frente a um imóvel em obras. A suspeita é a de que o veículo tenha tido problemas no freio e descido de ré.
O caminhão, com a carga, desceu desgovernado por cerca de 30 metros e atingiu muro que divide as duas casas e parte do quintal dos imóveis, inclusive as garagens.
A moradora de 65 anos, que tinha acabado de colocar o lixo na rua e voltava para o interior da casa, foi arremessada pelo próprio carro da família que estava na garagem.
Com o impacto, ela sofreu lesões em um dos braços e foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital Augusto Oliveira Camargo (Haoc), em estado de saúde considerado estável.
O acidente foi registrado por câmeras de segurança da rua e mostraram o momento em que o caminhão atingiu os imóveis.
Minutos antes, uma jovem, que mora na outra residência atingida, saiu para a calçada e, na sequência, disparou correndo. “Tinha acabado de fechar o portão de casa para ir trabalhar quando escutei uma voz que me alertou: ‘olha para trás!’. Eu olhei e vi o caminhão descendo na minha direção. Somente deu tempo de correr. Creio que foi um grande livramento de Deus”, contou Gabriele dos Santos, que não se machucou, mas levou um grande susto.
Segurança
O coordenador da Defesa Civil, Paulo César Feijão, informou que monitorou a situação e solicitou que a empresa responsável pelo caminhão fizesse a escora da estrutura dos imóveis, para que o veículo fosse retirado. “Apenas depois que toda a estrutura das casas estiver em segurança, o caminhão será retirado. Além disso, engenheiros da Defesa Civil vão avaliar as construções para ver se correm o risco de desabamento”, explicou Feijão.
Uma viga de sustentação foi destruída e havia riscos de as casas desabarem, segundo a Defesa Civil, ainda pela manhã. As famílias foram retiradas do local e devem voltar quando as edificações estiverem liberadas pelos engenheiros.