em Campinas

Bando é preso em flagrante por ao menos três assaltos

Um dos envolvidos nos crimes nos últimos quatro dias recebeu o benefício da saidinha de final de ano

Alenita Ramirez/ [email protected]
29/12/2022 às 09:46.
Atualizado em 29/12/2022 às 10:15
Viatura da PM e as motocicletas roubadas e usadas em crimes, que foram recuperadas e devolvidas aos donos (Divulgação)

Viatura da PM e as motocicletas roubadas e usadas em crimes, que foram recuperadas e devolvidas aos donos (Divulgação)

Três homens e uma mulher, com idades entre 19 e 37 anos, foram presos em flagrante na manhã de quarta-feira (28), em Campinas, suspeitos de cometer ao menos três assaltos e uma tentativa nos últimos quatro dias. Um dos envolvidos foi beneficiado com a saidinha de fim de ano. O grupo foi detido por agentes do 1º Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) depois de roubar uma moto BMW de um analista financeiro de 24 anos que chegava em uma academia em Sousas. Antes mesmo dessa ação, o quarteto tentou roubar um auditor contábil de 25 anos, na mesma região. 

Para fugir dos criminosos, a vítima acelerou o automóvel e atropelou dois deles. Segundo os agentes, os assaltantes se utilizam de veículos roubados em outras ações e depois os abandonam para despistar a polícia. Foram recuperadas a BMW e outras duas motocicletas roubadas entre domingo e terça-feira (27)- as quais foram devolvidas às vítimas. A quadrilha é suspeita de cometer assaltos em bairros da região do Taquaral, Sousas e Valinhos e os integrantes do grupo são moradores na área do Jardim Itatiaia. 

Os policiais do Baep chegaram até o grupo, após receberem informações de que um casal e dois homens haviam abandonado três motos em uma área de mata, na região onde eles residem. A equipe da PM seguiu para o endereço e conseguiu localizar as motocicletas. Enquanto averiguavam o local, os agentes foram informados sobre as características dos integrantes do grupo e passaram a patrulhar as vielas da comunidade. Em uma delas, depararam com o casal, que foi detido e levou os policiais à residência de um dos comparsas, no final da mesma viela. No imóvel estavam os capacetes e as roupas usadas por eles nas ações criminosas. 

Todos os acusados possuem passagem criminal por roubo, receptação, tráfico de entorpecentes e furto. Próximo à moto estava um carregador de um simulacro de pistola. A arma usada nos crimes não foi localizada. O quarteto foi apresentado no plantão do 1º Distrito Policial (DP).

 Série de roubos

A série de roubos cometida pelo grupo teve início na noite do domingo de Natal, quando um casal jovem de comerciantes foi rendido em frente a casa deles, no Jd. Flamboyant, por dois homens armados. 

As vítimas manobravam os veículos que estavam na rua para guardar na garagem. O rapaz reagiu ao assalto e entrou em luta corporal com os bandidos. A vítima foi agredida com quatro coronhadas na cabeça, mas, ainda assim, conseguiu render um dos assaltantes e o usou como escudo para fugir e pedir socorro à polícia. 

Com a fuga do rapaz, o outro criminoso rendeu a mulher e a levou para o interior do imóvel, exigindo dinheiro e objetos de valor. Em um dos quartos estavam duas filhas do casal, uma de 4 anos e uma bebê de 6 meses. “Implorei para que eles não tocassem nas meninas. Falei que não tinha dinheiro e que poderiam levar os carros e a moto (uma XRE). Acho que perceberam que, realmente, não tínhamos dinheiro e levaram o meu celular e a moto”, contou a mulher. 

O marido chamou a PM, mas quando a equipe chegou na casa, os bandidos haviam fugido. De posse da motocicleta do casal, os ladrões assaltaram no final da tarde de terça-feira um autônomo de 48 anos que saía de casa, no bairro São Luís, em Valinhos. Eles também roubaram a moto da vítima, uma CB500 e fugiram. 

Na manhã de quarta-feira, por volta das 6h20, eles tentaram assaltar um analista financeiro que saia de casa com o carro em Sousas. Quando a vítima percebeu que seria atacada, acelerou o veículo e atropelou os dois bandidos. “Quando embiquei o carro na calçada, vi uma moto vindo em minha direção. Parei para que ela passasse, mas o piloto também parou. Uma pessoa veio até o vidro do meu carro e bateu nele. Percebi que se tratava de assalto e engatei a ré e atropelei o homem que estava atrás. Depois, acelerei e acertei o que estava na frente. Fugi do local e fui até a base da polícia, onde pedi ajuda”, contou a vítima que não quis ser identificada. 

Dez minutos depois, ainda em Sousas, eles assaltaram um auditor contábil que chegava de moto BMW. Os quatro suspeitos estavam distribuídos nas duas motos roubadas anteriormente, mas depois um deles fugiu com a moto do analista. “Por sorte, nada grave aconteceu e a moto foi recuperada”, contou o pai do jovem, que não quis ser identificado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por