Vítimas foram surpreendidas pelos assaltantes, que invadiram a casa deles por volta das 8h40
Movimentação intensa de policiais em frente à residência do casal de idosos espancados pelos bandidos (Barba Azul)
Dois idosos octogenários foram agredidos durante um assalto na manhã de quarta-feira (19), na Vila Nogueira, em Campinas. As vítimas, um aposentado de 86 anos e a mulher de 87 anos, foram rendidas dentro de casa por ao menos dois bandidos armados com uma faca e um simulacro de pistola. O casal foi jogado no chão, chutado e a idosa levou golpes na cabeça. Os criminosos fugiram com dinheiro e cartões bancários. Um dos suspeitos, de 38 anos, foi preso a cerca de 300 metros da casa das vítimas. O comparsa conseguiu fugir. Os pertences das vítimas foram recuperados.
O assalto foi por volta das 8h40, quando o casal estava no interior da casa. A Polícia Militar (PM) acredita que os bandidos entraram no quintal cortando a cerca elétrica da grade da frente. A casa é um sobrado e o casal foi rendido no andar térreo.
Os bandidos estavam armados de um simulacro de pistola e de uma faca e exigiram dinheiro e joias. O casal mora no local há, pelo menos, 40 anos e tem dois filhos que estavam trabalhando. A ação foi percebida por um dos filhos do casal que trabalha em outra cidade.
Devido à idade dos idosos, os filhos instalaram no interior da residência câmeras de segurança, que são monitoradas através do celular deles. "Um dos filhos viu a ação e ligou imediatamente para o telefone da PM, o 190. Equipes do Ronda de Policiamento com Motos (RPM) patrulhavam a região e seguiram para o endereço", contou o tenente Joab. "Quando a equipe chegou, os suspeitos fugiram pelos fundos, pulando muros e telhados. A equipe foi atrás e conseguiu deter um deles. O outro que foi mais agressivo conseguiu fugir", acrescentou o tenente da PM.
As vítimas foram socorridas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para a Casa de Saúde. A idosa foi pisoteada pelo criminoso que fugiu. Ela sofreu um corte na cabeça, houve sangramento e precisou receber pontos. O idoso levou golpes e chutes e passava por procedimentos médicos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), uma vez que detectaram uma lesão em uma vértebra.
A busca pelos criminosos contou com apoio do helicóptero Águia e viaturas de quatro rodas. Um dos suspeitos foi detido enquanto corria em uma rua da Vila Nogueira, cerca de 300 metros da casa das vítimas. Ele carregava uma mochila preta nas costas e dentro dela foram achados o simulacro, o dinheiro e os cartões.
O outro suspeito, pulou no quintal de uma casa e depois fugiu para outros imóveis e não tinha sido localizado até por volta das 13h, porém a polícia seguia em patrulhamento atrás do criminoso. O homem detido tem passagem criminal e era procurado da Justiça. Ele foi levado para o plantão do 1º Distrito Policial (DP).
O funcionário de uma escola ao lado da casa das vítimas relatou que foi informado de movimentação estranha na casa vizinha e decidiu ir no local checar. "Toquei a campainha algumas vezes e ninguém atendeu. Acredito que os bandidos estavam no interior da casa com as vítimas, pois logo depois avistei as viaturas que procuravam qual era a casa", contou o funcionário, que garante que não houve alarde na escola.
Outra vizinha do imóvel, uma aposentada de 68 anos, contou que acordou com o barulho do helicóptero sobre sua casa e quando saiu no quintal viu a movimentação intensa da polícia. "Fiquei assustada. Havia muito polícia. Só depois soube que bandidos tinham entrado na casa dos idosos. Há uns dois anos, bandidos entraram na casa deles e furtaram muita coisa. Mas naquela vez, o casal estava em viagem. Há dois meses, bandidos estouraram o cadeado do portão de casa e tentaram invadir, mas os cachorros latiram e acordamos", contou a aposentada que destacou que os ladrões chegaram a levar um brinquedo que estava na garagem da casa dela. "Aqui era tranquilo. Não há tantos casos de roubos e furtos, mas dá medo", observou.
Moradores da rua onde o bandido foi detido se assustaram com a movimentação. Em uma das casas, o bandido que fugiu pulou sobre um carro e deixou marcas de sangue no veículo. A Polícia Técnico Científica foi acionada. O crime será investigado pelo 4º Distrito Policial (DP), no bairro Taquaral.