Policiais militares do Baep voltaram a patrulhar Jardim Paranapanema (Rodrigo Zanotto)
Em mais uma operação contra o tráfico de drogas na região de São Fernando, em Campinas, policiais militares do 1º Batalhão de Ações Especiais de Policiamento (Baep) prenderam um homem de 39 anos no final da tarde do último sábado. Ele estava atuando como vigia no telhado de uma casa localizada em uma viela entre as ruas Júlio Raimundo Granja e Rua Ernesto da Cruz, no bairro Jardim Paranapanema. Durante a abordagem, os agentes encontraram 148 porções de drogas e R$ 261,75 no local. Essa região foi palco de um ataque, ocorrido na sexta-feira, envolvendo pelo menos 30 pessoas que atacaram uma equipe do canil do Baep, resultando em um policial ferido na cabeça e a morte de um suspeito de tráfico, de 18 anos.
O suspeito de 39 anos foi localizado durante uma patrulha de combate ao tráfico realizada na tarde de sábado pelas equipes do Baep em apoio ao 35º Batalhão de Policiamento Militar do Interior (BPM/I), no Jardim Paranapanema. Enquanto estavam no telhado de uma casa na viela 15, os agentes avistaram um homem usando uma camisa branca e bermuda vermelha, observando a movimentação da rua.
Ao perceber a presença dos agentes, o suspeito começou a pular muros de casas vizinhas, mas acabou sendo detido. Durante a busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado com ele, porém, no telhado foram localizadas 47 porções de maconha, 44 de cocaína, 30 de haxixe, 74 pinos de crack e R$ 261,75. O homem, identificado pelas iniciais C. A. S. P., possui histórico de crimes relacionados a porte de arma e receptação.
Em relação ao incidente ocorrido na sexta-feira, o qual resultou na morte de um suspeito durante um confronto com os policiais, foi apurado pelo Correio Popular que o indivíduo também estava no telhado de uma casa, armado, e ao avistar os agentes, fugiu correndo pelos telhados e pulando muros até ocorrer o confronto. Na residência em questão, funcionava uma refinaria de drogas. Os dois casos ocorridos na sexta-feira e no sábado não possuem relação direta entre si. A Ouvidoria da Polícia Militar abriu um procedimento para investigar a morte do suspeito.