FIM DA LINHA

‘Bactéria’, chefão do tráfico na PB, é preso na região

Criminoso é detido em Hortolândia em uma operação conjunta das autoridades locais e da Paraíba

Alenita Ramirez/ [email protected]
26/05/2023 às 13:04.
Atualizado em 26/05/2023 às 13:04
O traficante paraibano Bactéria , preso em Hortolândia, é considerado o chefão da chamada “rota caipira” que abastece a Região Nordeste (Reprodução)

O traficante paraibano Bactéria , preso em Hortolândia, é considerado o chefão da chamada “rota caipira” que abastece a Região Nordeste (Reprodução)

Um dos traficantes mais procurados do sertão paraibano, conhecido no mundo do crime como "Bactéria", foi preso em Hortolândia. Damião da Silva Oliveira, 33 anos, que se apresentava como agricultor, era procurado pela Justiça por envolvimento com uma facção criminosa e é apontado como o operador principal do esquema de remessas de drogas ao Nordeste. Ele foi detido em sua residência na Vila Real por policiais civis do Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo (Deic) e da Delegacia de Repreensão ao Crime Organizado (Draco) da Paraíba. Além disso, em uma outra ação, agentes do Deic prenderam cinco homens em Limeira que eram membros de uma facção criminosa e também estavam envolvidos com o tráfico de drogas.

Damião Bactéria possui uma extensa ficha criminal, incluindo homicídios, e estava foragido da Justiça de Catolé do Rocha desde o indulto de Natal de 2011. Ele chegou a ser capturado pelo menos três vezes, mas conseguiu escapar durante seu período de indulto. Segundo informações da Unidade de Inteligência Policial da Paraíba, Bactéria já foi processado duas vezes por homicídio, duas vezes por tentativa de homicídio, além de ter sido acusado de posse ilegal de arma e tráfico de drogas.

De acordo com a polícia paraibana, desde sua fuga, Bactéria tem usado diferentes endereços para evitar ser encontrado pelas autoridades policiais, até que a Draco conseguiu localizá-lo em Hortolândia. Segundo os agentes do estado paraibano, foi constatado que o acusado estava usando a chamada "rota caipira" para transportar drogas para o sertão da Paraíba. Durante a prisão, foi apreendida uma pistola calibre 380, que foi relatada como roubada na Vila Gustavo, zona norte da capital paulista, de acordo com o Deic. Ele foi indiciado em flagrante por posse ilegal e receptação da arma.

Investigações da Polícia Civil nordestina indicam que Bactéria é um dos traficantes de drogas mais ativos na região de Catolé do Rocha, uma cidade paraibana que faz fronteira com o sertão do Rio Grande do Norte. Ele foi incluído na lista de investigados na Operação Laços de Sangue, deflagrada em 2011 para desarticular a rivalidade entre as famílias Suassuna, Oliveira e Veras. Segundo o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB), essa disputa durou mais de 30 anos e resultou em pelo menos 100 mortes.

REFINARIA

Na manhã de quarta-feira, policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo (Deic-SP) efetuaram a prisão de cinco homens suspeitos de fazerem parte de uma célula criminosa ligada a uma facção responsável pelo fornecimento de drogas em cidades da região metropolitana de São Paulo. O grupo foi detido em Limeira com base em mandados de busca e apreensão. De acordo com os policiais, os suspeitos utilizavam imóveis na área para a separação e o armazenamento de entorpecentes.

Após a prisão do grupo, os agentes descobriram a existência de duas casas utilizadas para o tráfico de drogas no Jardim Chapadão. Nos imóveis, foram encontrados 383 kg de cocaína, 427,6 gramas de maconha, uma balança de precisão, uma máquina de embalagem, dois celulares, 101 bobinas plásticas, dez munições calibre 9mm, onze munições calibre 45, um carregador calibre 45, além de diversos recipientes para armazenamento e um veículo Ford KA. Um homem foi preso enquanto embalava drogas em um dos imóveis.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por