PERDEU!

Assaltante é preso após uma série de 30 furtos de bicicletas

Vigilante contratado pelos moradores do Cambuí avistou o delinquente e acionou a Polícia Militar

Alenita Ramirez/alenita.ramirez@rac.com.br
18/05/2024 às 14:56.
Atualizado em 18/05/2024 às 14:56

Câmera de vigilância registra o momento em que o bandido atravessa a portaria de um condomínio no bairro Cambuí com uma bike furtada (Divulgação)

Policiais do 8˚ Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I) identificaram e prenderam na madrugada de ontem um pintor de 54 anos, suspeito de cometer ao menos 30 furtos de bicicletas em condomínios no bairro Cambuí, em Campinas. De acordo com os agentes, Joaquim Antônio Ramos Filhos já era alvo de buscas da corporação e foi detido na Rua Coronel Quirino após um vigia contratado por moradores e comerciantes do bairro avistá-lo arrombando o portão de um prédio e acionar a polícia. Ramos, que vive em situação de rua, possui pelo menos seis passagens por furto.

Ramos Filhos é apontado como o autor de diversos furtos de bicicletas devido ao seu modus operandi e ao fato de sempre usar a mesma roupa: calça jeans, blusa de frio xadrez vermelha, tênis branco e máscara facial. Algumas das suas ações foram registradas por câmeras de monitoramento. Nas imagens, é possível ver que o pintor observa se há alguém na portaria e, ao constatar que não há porteiro, arromba o portão, invade o prédio e segue até a garagem em busca de bicicletas.

No dia 29 de março, o suspeito invadiu um condomínio na Rua Coronel Quirino e furtou uma bicicleta avaliada em R$ 4,8 mil de um morador que estava viajando. O furto foi constatado no dia 3 de abril, quando a vítima retornou de viagem e verificou que a bicicleta não estava na garagem. O síndico, Willian Bradik, revisou as imagens do sistema de monitoramento e confirmou que a bicicleta havia sido furtada por um homem que arrombou o portão social, passou pela lateral do prédio e acessou o salão de festas até chegar à garagem no subsolo. "Nossa portaria é virtual e monitorada. Depois deste furto, tivemos que promover uma série de modificações, algumas ainda em andamento, o que onerará os moradores", disse Bradik, acrescentando que a empresa de monitoramento foi obrigada a ressarcir o morador.

Além deste furto, o suspeito teria rondado o edifício pelo menos outras quatro vezes, incluindo na noite anterior à invasão no prédio localizado na Rua Carlos Guimarães. "Na época, os moradores e comerciantes contrataram um vigia para ajudar a coibir os furtos. E foi o vigilante que me ligou à noite dizendo que ele estava por perto do prédio", contou o síndico.

Apesar de ter arrombado o portão e entrado no prédio, o suspeito não conseguiu levar nada. O delegado do 13˚ Distrito Policial (DP), André Schmutzler Moreira, afirmou que foram registrados vários boletins de ocorência sobre furtos de bicicletas no bairro Cambuí. No entanto, ele não soube precisar se os casos denunciados envolvem apenas moradores de condomínios. Ontem mesmo, investigadores já estavam levantando os registros para cruzar informações e buscar imagens que pudessem identificar se trata do mesmo autor. "Vamos em busca de mais provas para confirmar se é a mesma pessoa", disse o delegado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por