Durante a confusão, um homem foi baleado nas costas; dois suspeitos conseguiram fugir a pé
Após fugir da Polícia em alta velocidade, o condutor do veículo perdeu o controle da direção e bateu em um muro (Alessandro Torres)
Uma abordagem policial terminou com perseguição, disparos e acidente, na segunda-feira (14) de manhã, na região do Jardim Campo Belo, em Campinas. Um homem foi baleado nas costas. Ele foi socorrido e levado pelo resgate do Corpo de Bombeiros ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. O episódio aconteceu depois de policiais militares suspeitarem de um carro que transitava em alta velocidade pelo bairro. De acordo com a Polícia, a vítima baleada era proprietária do veículo e estava acompanhada de mais dois homens e uma mulher, que seria garota de programa. Ela não se machucou. O condutor do carro e o ocupante do banco do passageiro da frente fugiram. Durante diligências em uma rua próxima de onde houve o acidente, os policiais militares localizaram um revólver calibre 38 com uma munição intacta e outra deflagrada. A Polícia Civil vai investigar o caso, já que a moça teria dito que o grupo era conhecido e havia estado no Jardim Itatinga. O homem feriado à bala não tinha sido identificado até às 13h30 de segunda-feira (14).
A perseguição teve início por volta das 9h no Jardim Itaguaçu, quando uma equipe da Polícia Militar fazia abordagem a um pedestre em uma via pública. Enquanto conversavam com o suspeito, um veículo Nissan Kicks com quatro pessoas no interior passou em alta velocidade. A atitude do condutor despertou a suspeita nos policiais, que seguiram no encalço do veículo. Durante a perseguição, um ônibus municipal obstruiu uma rua no bairro, o que obrigou o condutor do Nissan a parar. Um dos policiais desceu da viatura para fazer a abordagem, momento em que um dos ocupantes do veículo fez menção de estar armado. O policial, então, atirou uma vez, acertando a traseira do carro. Na sequência, o ônibus liberou a rua, e o motorista do Nissan sai novamente em disparada.
Inicialmente, os policiais militares perderam o Nissan de vista e passaram a patrulhar a região. Ao passar por uma rua sem saída no Jardim Columbia, entretanto, a equipe avistou o carro batido contra o muro de uma casa. Os policiais foram até o local, mas verificaram que o motorista e o passageiro tinham fugido a pé. A garota de programa e o proprietário do carro estavam dentro do veículo. A mulher não conseguiu sair porque a porta do lado dela ficou travada. O homem, por sua vez, não se mexeu porque estava baleado.
Na colisão, o carro derrubou o muro de uma casa. Dois homens, o dono do imóvel e o cunhado dele, se preparavam para ir trabalhar e estavam na cozinha quando aconteceu o acidente. Eles não se machucaram. Segundo o tenente da PM Murillo Zanella, a Polícia Técnico Científica localizou dento do carro cocaína e bebidas alcoólicas. "O proprietário do carro foi atingido nas costas e como estava muito confuso, não foi possível pegar o depoimento dele. Não disse de onde era, mas falou que conhecia os homens que fugiram", contou Zanella.
A garota de programa relatou aos policiais que o grupo estava no Jardim Itatinga, mas não deu detalhes do que estariam fazendo no bairro. A arma foi achada por outra equipe da PM que realizou buscas nas imediações. "Estava dormindo, primeiro dia de férias, quando acordei com um estrondo. Abri a porta e deparei com o carro dentro do quintal do meu vizinho", relatou o operador de ceifadeira, Valmir Febrônio da Silva. Segundo ele, a rua costuma ser movimentada por crianças, mas por sorte não havia ninguém na via no momento do acidente.
A dona da casa Emely Almeida, de 24 anos, que tem um bebê e estava com outras crianças, estava no posto de saúde, quando foi avisada pelo marido do acidente. "Meu esposo estava com o irmão dele e disse que foi um barulho muito alto. Ainda bem que nada aconteceu na casa. Só o muro que ficou danificado", disse. A ocorrência seria registrada no plantão da 2ª Delegacia Seccional, para onde a garota de programa foi levada. Os moradores também compareceram à delegacia, mas como testemunhas. O caso será investigado no 9º Distrito Policial (DP).