EM INDAIATUBA

Abusados invadem pátio da GM para pegar motos

Dois jovens pularam o muro e nem ligaram para o alarme

Alenita Ramirez
27/09/2023 às 13:52.
Atualizado em 27/09/2023 às 13:52
Dois jovens pularam o muro e nem ligaram para o alarme (Divulgação)

Dois jovens pularam o muro e nem ligaram para o alarme (Divulgação)

No Jardim Morada do Sol, em Indaiatuba, um motociclista e seu comparsa invadiram um pátio para resgatar a moto dele, que tinha sido apreendida durante uma blitz da Guarda Civil Municipal (GCM) devido a infrações administrativas. Durante a invasão, o comparsa também pegou outra moto, mas a GCM conseguiu recuperá-la pouco tempo depois. O furto aconteceu durante o horário de almoço, quando os trabalhadores do pátio estavam ausentes. Na terã-feira (26) de manhã, a Polícia Militar (PM) capturou o motociclista que liderou a invasão e a moto também foi recuperada. No final de agosto, dois homens foram presos pela GCM por furtar duas bicicletas que estavam apreendidas no pátio do 1º Distrito Policial (DP) da cidade.

A ação dos criminosos foi registrada pelas câmeras de segurança do pátio. A invasão ocorreu cerca de dez minutos após os proprietários do pátio e cinco funcionários saírem para almoçar. O pátio fica fechado das 11h às 14h e é monitorado por um sistema de câmeras conectado à central de monitoramento da GCM.

A moto apreendida, uma XT 660R, foi recolhida durante a madrugada de sábado devido ao proprietário ter sido detido por direção perigosa e ter a documentação atrasada. Após prestar depoimento, ele foi liberado. Durante o guinchamento da moto, o suspeito teria feito ameaças ao motorista do guincho, mencionando que iria recuperar o veículo. "Os guincheiros recebem muitas ameaças, mas nunca imaginamos que algo assim pudesse acontecer. Achávamos que o dono da moto iria buscá-la legalmente, seguindo a lei", comentou uma funcionária do local, que preferiu não se identificar.

As imagens do sistema de monitoramento mostram que quatro criminosos chegaram em um Corsa Classic preto. Dois deles pularam o portão do pátio, que tem cerca de três metros de altura, e um deles estava armado com uma ferramenta longa. Ao cair, um dos criminosos deixou cair uma faca. A dupla caminhou pelo pátio em busca da moto do motociclista, que estava com a chave. Ao encontrar a moto, eles separaram os veículos. O comparsa retornou onde estavam as motos apreendidas e pegou uma Honda CA150, que seria dele.

Eles arrombaram o portão com ferramentas encontradas dentro do pátio e fugiram. "No pátio há um sistema de alarme que aciona no nosso celular e também a base da Guarda. O alarme fez um barulhão e eles nem ligaram. Seguiram no local. Foi uma ousadia muito grande. Estava muito sol e calor e eles nem ligaram para isso", disse a funcionária. 

Uma equipe da GCM seguiu para o pátio e no caminho deparou com a XT 660 e houve perseguição, mas o motociclista conseguiu fugir. A equipe então seguiu até o pátio e no caminho deparou com um motoqueiro sem capacete. Ao avistar a viatura, o suspeito fugiu, mas foi alcançado e detido. 

Segundo a GM, ele confessou que tinha ido ao pátio com mais dois colegas e passou o número das placas do veículo usado para chegar no local. O Corsa foi localizado por outra equipe e um adolescente teria confessado que um colega, cujo apelido era Beição, pediu para ir com ele até o pátio, onde pegaria sua moto e ele voltaria com o carro. O adolescente teria dito que não sabia que seria realizado o furto. Ele foi ouvido e liberado. Já o rapaz que estava com a Honda CA150 ficou preso em flagrante. 

Na manhã de terça-feira (26), a PM recebeu denúncias do endereço onde a XT 660R estaria e seguiu até o endereço. A moto estava na casa de um primo de Beição e foi recuperada. Beição também estava no local e foi detido. 

No último dia 30, dois homens, um de 37 e outro de 40 anos, pularam o muro dos fundos do 1º DP e furtaram duas bicicletas apreendidas. A ação foi registrada em tempo real pela Central Integrada de Monitoramento da GCM. A dupla foi pega antes mesmo de testar as bicicletas, ainda nos fundos da delegacia.

As bicicletas foram pegas inclusive com o lacre da ocorrência anterior. As duas bicicletas foram apreendidas pela GCM em ocorrências envolvendo tráfico de drogas. Uma delas a apreensão aconteceu no dia 6 de janeiro quando três homens foram detidos em uma república após um adolescente ser detido na região central da cidade. Na época, o menor alegou aos guardas que trabalhava para o tráfico como coletor de dinheiro e apontou onde morava. De posse do endereço, os agentes foram até o local onde localizaram drogas, três bicicletas e três suspeitos.

A outra bicicleta escolhida pelo criminoso foi apreendida no dia 20 de março quando um usuário de drogas de 21 anos foi preso por tráfico. Na época, ele usava a bicicleta para fazer o tráfico.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por