Toda análise dos problemas de segurança que se abatem sobre a sociedade levam à confirmação do muito que sempre se intuiu em relação às ações que se podem desenvolver para combater o crime e prover a paz para os cidadãos. Os locais onde há maior incidência de assaltos, furtos de veículos, atentados físicos, tudo é facilmente mapeável e aponta para algumas obviedades que são do conhecimento das polícias, e nem assim os índices dão sinais de redução da ameaça que paira sobre todos.
Quando a sociedade dá um basta à escalada da violência e passa a exigir providências urgentes, é hora de se perguntar o porquê da ineficiência do aparato de segurança em Campinas, o que falta para que a ação policial seja realmente efetiva, quais as possibilidades de engajamento de cada pessoa na busca de uma cidade mais segura. Não faltam indicadores que apontam para as prioridades a serem resolvidas, como há um serviço de inteligência policial que não corresponde à necessidade por falta de aparato técnico e contingente pessoal.
Desta forma, é preciso a mobilização de todos no sentido de pleitear com urgência que a estrutura existente seja compatível com a dimensão metropolitana da região e que sejam atendidos os reclamos que parte da constatação do número de ocorrências na cidade de Campinas e o estímulo que se dá à criminalidade pela impunidade dos bandidos.
Há que se ressaltar a participação efetiva da sociedade, que busca formas de ação objetiva para desestimular o crime. A organização de moradores de alguns bairros é exemplar e merece servir de modelo para toda a cidade. Através de um sistema elementar de vigilância, alguns bairros adotaram formas criativas de intimidar assaltantes e ladrões, fazendo um reforço fundamental ao trabalho de policiamento preventivo e ostensivo. Com o uso de câmeras de vigilância e até redes sociais, vizinhos criam ferramentas de comunicação que servem de escudo à ação aberta de bandidos (Correio Popular, 18/2, A4).
Essas iniciativas que começam a brotar espontaneamente em alguns pontos da cidade, juntamente com a tentativa de se fechar em condomínios, mostram uma cidade assustada, preocupada com sua segurança e pronta a colaborar. É importante que as autoridades reconheçam o esforço e deem em troca a garantia de integridade devida a todos.