PARA SER VISTO

Segurança com faixa refletiva

O uso é obrigatório e dá mais tranquilidade para o motorista, principalmente à noite

Sheila Vieira
19/04/2015 às 05:00.
Atualizado em 23/04/2022 às 16:10
Os tons vermelho e branco, juntos, proporcionam contraste e representam uma mensagem de perigo: alerta para a necessidade de diminuir a velocidade ( Leandro Ferreira/ AAN)

Os tons vermelho e branco, juntos, proporcionam contraste e representam uma mensagem de perigo: alerta para a necessidade de diminuir a velocidade ( Leandro Ferreira/ AAN)

Indispensáveis para a segurança dos ocupantes de veículos de transporte coletivo, carga e motofretistas, as faixas refletivas estão mais modernas e eficientes no quesito retorno da luz para quem está no volante. Facilitar a visualização, principalmente à noite, de veículos longos e motoqueiros em rodovias, ou mesmo nos trajetos urbanos, é o objetivo do seu uso. E isso dá mais tranquilidade aos motoristas. Sabendo que algo se aproxima, ao identificar outro automóvel em movimento, o tempo de resposta diante de um imprevisto passa a ser bem maior. É o efeito dos microprismas, pequenas pirâmides incorporadas no filme autoadesivo das faixas refletivas, explica Eduardo Matos, diretor-presidente da Sherman Filmes Ópticos do Brasil. Mais eficientes Diferentemente dos filmes retrorefletivos antigos, que usavam microesferas de vidro que ofereciam um desempenho significativamente menor e não possibilitavam uma reação tão segura, agora as faixas são mais eficientes no retorno da luz para o automóvel. Do ponto de vista científico, a explicação para o retorno da luz é técnica e minuciosa.Resumidamente significa que nesses novos filmes, a luz entra em contato com a faixa e é refletida nas três faces dos prismas voltando quase totalmente para a fonte que a gerou. “Esses microprismas permitem a visualização e tomada de decisão com mais tempo e segurança, fator que permitiu a redução de mais de 30% dos acidentes envolvendo caminhões e ônibus desde a obrigatoriedade do uso do item”, ressalta Matos. Outro detalhe interessante na nova tecnologia é que o facho de luz que sai de um farol retorna apenas para o carro que o emitiu. “Se o motorista para o automóvel, sair e der apenas três passos para o lado do veículo, deixará de ver a luz refletida”, explica o diretor-presidente da Sherman Filmes Ópticos do Brasil. As faixas refletivas têm o propósito de sinalizar, delinear e realçar os caminhões e ônibus tanto de dia como à noite. As cores vermelha e branca, juntas, proporcionam contraste e uma mensagem de perigo, alertando a obrigatoriedade em reduzir a velocidade. “Tem o mesmo efeito das placas de regulamentação como pare, ou limite de velocidade”, aponta. O contraste entre as duas cores — vermelha e branca — na lateral ou traseira de um caminhão chama a atenção dos motoristas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por