FÓRMULA 1

Sebastian Vettel vence e Massa é o 5º na Malásia

Brasileiro largou em 2º e terminou em 5º, enquanto Fernando Alonso abandonou no início da corrida

Agência Total Race
24/03/2013 às 08:39.
Atualizado em 25/04/2022 às 23:18

A julgar pelas expressões sérias do vencedor Sebastian Vettel, do segundo colocado Mark Webber e do projetista Adrian Newey no pódio, o GP da Malásia de Fórmula 1 está longe de terminar para a Red Bull. O alemão desrespeitou a ordem para manter posições e ultrapassou o australiano com 12 voltas para o final, causando claro desconforto dentro da equipe. Na Mercedes, também houve problemas: Nico Rosberg reclamou bastante, mas acatou as ordens de não ultrapassar Lewis Hamilton, que mal comemorou seu primeiro pódio no time devido às circunstâncias.

Largando da pole com a pista molhada, Vettel pulou na ponta, seguido de Webber. O alemão, porém, errou ao parar cedo demais para colocar pneus para pista seca e foi superado pelo companheiro. Webber, então, controlou a prova na ponta e usava uma configuração de motor inferior, poupando o equipamento a pedido da equipe. “Me foi assegurado por duas vezes que não iríamos disputar na pista”, revelou o australiano.

Vettel confirmou que há um acordo interno para manter posições após a última parada e, mesmo pedindo desculpas, não soube explicar por que ignorou a informação. “Minha intenção não era ignorar o pedido, caso contrário, por que me arriscaria tanto para passá-lo? (Ignorei a ordem) porque estraguei tudo. Gostaria de aparecer com uma boa desculpa agora, mas não consigo. Essa é a verdade.”

Não é a primeira vez que a dupla da Red Bull tem problemas. Depois que os dois bateram disputando a vitória do GP da Turquia de 2010, o time instruiu a dupla a evitar problemas. “Foi uma situação com que ele não lidou bem”, disse Webber. “É muito difícil apontar o dedo agora, mas é claro que o pior cenário para a equipe. Obviamente, também há um histórico, então muita coisa passou pela minha cabeça nas últimas 15 voltas.”

Ainda no pódio, antes de Vettel reconhecer o erro, o australiano havia dito que esperava que o companheiro fosse “protegido, como sempre” pela equipe. Porém, o chefe da Red Bull, Christian Horner, criticou publicamente seu piloto. O inglês chamou a decisão do tricampeão de “boba” e afirmou que o time lhe havia dado uma “instrução clara” para manter posições. “Deixamos os pilotos disputarem até o último pit stop. Naquele momento, o interesse dele se tornou maior do que o da equipe.”

Com ou sem polêmica, a vitória deu a Vettel a liderança do campeonato depois de duas etapas. O alemão soma 40 pontos, contra 31 de Kimi Raikkonen, da Lotus. Webber é o terceiro, com 23. A próxima etapa da Fórmula 1 acontece em três semanas, na China.

MASSA

Depois de conquistar sua melhor posição de largada desde o primeiro GP de 2010, Felipe Massa creditou o quinto lugar no GP de Malásia às atribuladas primeiras voltas. O piloto da Ferrari explicou que não tinha bom ritmo com o pneu intermediário, o que lhe levou a optar prematuramente pelos pneus de pista seca.

Com isso, após nove voltas, já havia perdido 22s para o líder. Mesmo gostando do ritmo do carro no seco, a diferença era grande demais para ser recuperada. “Foi uma corrida difícil. Sofri muito com o pneu de chuva, não tinha ritmo e muitos carros me ultrapassaram. Resolvi antecipar a parada, mas era cedo demais, porque a pista estava um pouco úmida e o ritmo não era bom. Perdemos muito tempo naquele início e foi difícil recuperar. No seco, o carro funcionou bem.”

Massa chamou a atenção para a necessidade da Ferrari trabalhar o carro. “O carro é dez vezes melhor que o do ano passado, mas tem outras equipes competitivas, como a Mercedes e a Red Bull. O trabalho de melhorar o carro será importante a cada corrida.”

LEWIS HAMILTON

Nem parecia que Lewis Hamilton estava celebrando seu primeiro pódio na Mercedes e o 50º da carreira. O terceiro colocado do GP da Malásia mal comemorou o resultado após ter sua posição protegida via rádio pela equipe. Mais rápido nas voltas finais, seu companheiro, Nico Rosberg, pediu insistentemente que o time lhe deixasse ultrapassar, mas o chefe do time Ross Brawn interferiu no resultado.

Mesmo explicando que tinha problemas, Hamilton afirmou que o alemão merecia o terceiro lugar. “Honestamente, acho que Nico deveria estar aqui no meu lugar porque seu ritmo era melhor e ele foi um ótimo companheiro. Eu fiquei por um bom tempo da prova cuidando do combustível. Não é o melhor sentimento do mundo estar aqui, mas as corridas são assim.”

Após reclamar muito no rádio, Rosberg adotou um tom conciliador após a prova. “Foi um pedido da equipe e eu respeitei. Para o time é muito importante terminar com os dois carros em terceiro e quarto, então foi algo totalmente compreensível. Eu sei que se fosse o contrário eles teriam feito o mesmo”, afirmou o alemão, quarto colocado na corrida.

Resultado Final - GP da Malásia

1. Sebastian Vettel 1h38min56s681

2. Mark Webber +4s298

3. Lewis Hamilton +12s181

4. Nico Rosberg +12s640

5. Felipe Massa +25s648

6. RomainGrosjean +35s564

7. KimiRäikkönen +48s479

8. Nico Hulkenberg +53s044

9. Sergio Perez +1min12s357

10. Jean-Eric Vergne +1min27s124

11. ValtteriBottas +1min28s610

12. Esteban Gutierrez +1 volta

13. Jules Bianchi +1 volta

14. Charles Pic +1 volta

15. Giedo van der Garde +1 volta

16. Max Chilton +2 volta

17. Jenson Button não terminou

18. Daniel Ricciardo não terminou

19. Pastor Maldonado não terminou

20. Adrian Sutil não terminou

21. Paul di Resta não terminou

22. Fernando Alonso não terminou

Classificação de Pilotos

1. Sebastian Vettel 40

2. KimiRäikkönen 31

3. Mark Webber 26

4. Lewis Hamilton 25

5. Felipe Massa 22

6. Fernando Alonso 18

7. Nico Rosberg 12

8. RomainGrosjean 9

9. Adrian Sutil 6

10. Paul di Resta 4

11. NicoHulkenberg 4

12. Jenson Button 2

13. Sergio Perez 2

14. Jean-Eric Vergne 1

Classificação de Construtores

1. Red Bull 66

2. Lotus 40

3. Ferrari 40

4. Mercedes 37

5. Force India 10

6. McLaren 4

7. Sauber 4

8. Toro Rosso 1

9. Williams 0

10. Toro Rosso 0

11. Caterham 0

12. Marussia 0

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por