JOGO RÁPIDO

Se for assim, melhor nem fazer

Coluna publicada na edição de 11/10/17 do Correio Popular

Carlo Carcani Filho
carlo@rac.com.br
11/10/2017 às 00:00.
Atualizado em 22/04/2022 às 18:01

A Ponte Preta anunciou algumas ações de marketing para divertir os pequenos pontepretanos que forem ao Majestoso amanhã, no Dia das Crianças. É muito importante, para qualquer clube, conquistar a simpatia da garotada, de torcedores do futuro. E esse também é um aspecto importante para quem tem um plano de sócio-torcedor eficiente. Quem paga para ter o direito de ver todas as partidas em casa tende a comparecer a um número maior de jogos do que o torcedor comum. Se o ingresso já está pago, dificilmente o torcedor deixa de ir ao estádio porque o horário não é dos melhores, por causa do céu nublado ou de uma atuação ruim na rodada anterior. Quem é sócio-torcedor adquire o hábito de ir com frequência ao Majestoso. E, invariavelmente, quem gosta de ver seu time de perto também gosta de ter a companhia dos filhos, mesmo aqueles que conhecem mais jogadores da Premier League do que do Brasileirão. E, nesse ponto, lamento a postura da diretoria da Ponte Preta. No início do ano o clube anunciou novidades no Torcedor Camisa 10+ e prometeu, com ênfase, que quem aderisse iria ter um ótimo desconto em relação ao torcedor comum. Esse ótimo desconto deixou de existir há tempos porque o clube reduziu drasticamente o preço do ingresso. Essa política desestimula a adesão ao TC 10, não aumenta a receita e ainda deixa o torcedor acomodado mais acomodado ainda. Os que só vão ao campo quando o ingresso custa R$ 10 ou até mesmo R$ 5 não vão se interessar por qualquer plano de sócio-torcedor, não vão pagar R$ 40 ou R$ 60 por ingressos em outros jogos e, claro, não levarão seus filhos a todas as partidas. Eles só vão aparecer quando o preço for bem barato — incompatível com o futebol atual — ou se o time chegar a uma final ou perto disso. Por outro lado, aqueles que resolveram contribuir com o clube em troca de um bom desconto foram enganados. O desconto deixou de existir e em alguns meses eles podem até pagar mais do que o torcedor comum. Além disso, o TC10 também paga mensalidade no período de férias e pré-temporada. Esses torcedores deveriam ter o melhor tratamento possível. Esses torcedores são os que mais vão se envolver em qualquer tipo de campanha com crianças. Esses torcedores jamais deveriam ser enganados. Se em 2018 a Ponte voltar a pensar em um “novo” plano, torço para que o faça com competência e justiça. Se for para fazer como em 2017, melhor nem fazer. É mais correto tratar todos de forma igual do que prejudicar justamente aqueles que estão mais dispostos a ajudar o clube.

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