Saúde informou de uma vez as 13 novas mortes por SRAG, causada pelo vírus influenza, e nenhuma das vítimas estava vacinada contra a gripe; imunizantes estão disponíveis para toda a população maior de seis meses nos centros de saúde da cidade, com atenção especial para idosos, gestantes e crianças (Kamá Ribeiro)
A Secretaria de Saúde informou que 13 pessoas morreram por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causada pelo vírus influenza, da gripe, entre os dias 7 de abril e 30 de maio. Quase todas, 12 delas, ocorreram em apenas 25 dias. A cidade agora tem 125 casos e 14 mortes ao todo. Durante o ano de 2024, foram 342 pessoas com SRAG e 30 mortes. As 13 últimas vítimas não eram vacinadas. Doze das vítimas eram idosas e uma tinha apenas oito meses de idade.
A Secretaria de Saúde de Campinas reforça a importância da vacinação contra a gripe. As vacinas estão disponíveis para toda a população maior de seis meses nos centros de saúde da cidade. Basta levar documento com foto e a caderneta de vacinação (se tiver). Não é necessário agendamento. Informações e horários das salas de vacina nos centros de saúde podem ser encontradas no https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/gripe.
Neste ano, a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. O imunizante pode ser administrado junto com outras vacinas do Calendário de Vacinação. No caso das crianças vacinadas pela primeira vez, é preciso tomar duas doses com intervalo de 30 dias.
A vacina é segura, reduz a transmissão viral e evita sintomas graves e óbitos pela doença.
CUIDADOS
Além da vacinação, há outros cuidados que devem ser tomados para evitar doenças respiratórias, como lavar as mãos frequentemente e manter os ambientes arejados e a etiqueta respiratória, além de usar máscaras se tiver sintomas. Saiba mais em: https://campinas.sp.gov.br/noticias/122803/voce-sabia-cuidados-simples-na-rotina-sao-fundamentais-para-evitar-infeccoes-respiratorias
AÇÃO ESPECIAL
A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou ontem e continua hoje uma nova ação especial para intensificar a aplicação da vacina contra a gripe, que desde o dia 20 de maio está disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade. A campanha de imunização começou há oito semanas e desde então está longe de atingir a meta de 90% dos principais públicos-alvo, estimado em mais de 494 mil pessoas. Considerando os três principais grupos prioritários (idosos, crianças e gestantes), a população é de 298.059. Destes, 123.268 já receberam doses, o equivalente a 41,35% do total. A procura é inferior entre as gestantes, com apenas 25,6% imunizadas. Pouco mais de um quarto das crianças, 28%, e 46,4% dos idosos já receberam a vacina contra a gripe. No caso das crianças que recebem o imunizante pela primeira vez é preciso tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.
Para ampliar a cobertura, equipes foram deslocadas para um shopping center da cidade e dois supermercados. Haverá ainda a abertura excepcional hoje de dois centros de saúde (CSs). Ontem, a vacina foi aplicada no Shopping Parque das Bandeiras (espaços BAN Cuida e Office) entre 15h30 e 19h30. Hoje, a imunização ocorre no mesmo local, mas em horário diferente: das 10h às 18h. O centro comercial fica localizado na Avenida John Boyd Dunlop, 3.900, Jardim Ipaussurama.
Ainda em relação às aplicações nos mercados, hoje haverá equipe de vacinação da Secretaria de Saúde no Supermercado Mercairam, das 8h às 12h (Rua Ernesto Alves Filho, 461, Jardim Campos Elíseos), e no Paulistão Atacadista, das 8h às 17h (Avenida Ruy Rodriguez, 554, Vila Aeroporto).
Também amanhã, sábado, os centros de saúde que abrem excepcionalmente para a vacinação são o do Campo Belo, das 8h às 16h (Rua Milton Pereira de Castro, 255, Jardim Campo Belo); e o São Domingos, das 8h às 17h (Rua Juvenal de Oliveira, s/n, Jardim São Domingos).
“Nosso objetivo é impulsionar o acesso à vacina contra gripe e, por isso, teremos ações extras em locais com grande fluxo de pessoas e em dois CSs que tradicionalmente não abrem aos sábados. Reforçamos a orientação de que a vacina é segura e a melhor forma de evitar sintomas graves e até óbitos. É muito importante que as pessoas se protejam, principalmente porque o inverno já está próximo e neste período há aumento da circulação de vírus respiratórios”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.
Segundo informado pela Secretaria Municipal de Saúde, durante a ação especial será oferecida vacinas para outros tipos de doença, conforme indicação de cada público. No entanto, estão fora da relação os imunizantes contra a dengue e tuberculose (BCG), que são aplicados somente em unidades básicas.
A estratégia anunciada ontem tem como objetivo elevar a cobertura vacinal. A dose é indicada para todas as pessoas a partir de 6 meses. O imunizante protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. A dose pode ser administrada junto com outros imunizantes do Calendário de Vacinação. Ela também segue disponível em todos os CSs da cidade. Não é preciso agendamento para receber, basta apresentar documento com foto e carteira de vacinação (se tiver).
PÚBLICO PRIORITÁRIO
O publico prioritário inclui ainda pessoas com doenças crônicas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde e da educação, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos). Estes grupos incluem 494,3 mil pessoas, segundo estimativa atualizada pelo Ministério da Saúde em maio deste ano. Este indicador pode ser atualizado ao longo do ano.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.