Público-alvo em Campinas é de quase 480 mil pessoas; doses serão aplicadas nos 68 centros de saúde
Poderão se vacinar a partir da próxima semana as gestantes, puérperas, índigenas e quilombolas, idosos, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, entre outros grupos prioritários (Kamá Ribeiro)
A Secretaria de Saúde de Campinas inicia na próxima segunda-feira, dia 7, a vacinação contra a gripe em 2025. As doses serão aplicadas nos 68 centros de saúde (CSs). No município o público-alvo, que inclui pessoas acima de 60 anos e em situação de rua, é de 478,2 mil, segundo estimativa do Ministério da Saúde realizada em 2024. O imunizante protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. A meta é atingir 90% de cada grupo do Calendário Nacional de Vacinação.
Além dos idosos e pessoas em situação de rua, também podem se vacinar crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes; puérperas; pessoas com doenças crônicas; indígenas e quilombolas; trabalhadores da saúde e da educação; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos). No caso das crianças que recebem o imunizante pela primeira vez, são duas doses com intervalo de 30 dias.
As salas de vacinação funcionam conforme horário de cada CS. Endereços e contatos estão disponíveis na página: https://vacina.campinas. sp.gov.br. Não é preciso agendamento para receber a vacina contra a gripe. A Secretaria de Saúde orienta a apresentação de um documento de identidade com foto e caderneta, se tiver.
Campinas recebeu 27,9 mil vacinas nesta primeira remessa. O Ministério da Saúde é responsável por fornecer doses aos estados para distribuição aos municípios. A recomendação é para que a vacinação ocorra o mais rápido possível para que o maior número possível de pessoas estejam protegidas durante a sazonalidade da doença.
De acordo com nota da Prefeitura, neste ano, a dose contra gripe passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e idosos. Com isso, a proteção para estes públicos passa a ser permanente por meio da oferta de vacinas nas unidades básicas. Os demais grupos prioritários também podem receber a vacina a partir de segunda-feira. Eles continuarão sendo contemplados com outras estratégias especiais de imunização.
A coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli, ressaltou que a vacina é segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação. Ela apelou à população para que se imunize para evitar complicações que podem resultar em internações ou morte. “A vacina é segura e ajuda a preservar vidas. É a melhor forma de evitar sintomas graves e óbitos, além de reduzir a possibilidade de transmissão viral. A vacina também pode ser tomada de forma simultânea com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, caso seja preciso atualizar a caderneta com outras doses”, explicou.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram