Campanha de imunização expandiu o público-alvo para qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade
A liberação do imunizante para todas as idades é uma recomendação do Ministério da Saúde aos estados e municípios; um dos motivos para a liberação da vacina ao público geral é a baixa cobertura vacinal registrada até o momento (Alessandro Torres)
Assim como outras cidades da região, Campinas anunciou ontem a ampliação da vacinação contra a gripe, que agora está disponível para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade. A dose é segura e segue disponível em todos os centros de saúde do município (CSs). Até a última segunda-feira, dia 19, o imunizante estava destinado apenas ao públicoalvo prioritário, como pessoas com mais de 60 anos, profissionais da saúde, gestantes e pessoas em situação de rua.
A liberação do imunizante para todas as idades é uma recomendação do Ministério da Saúde aos estados e municípios. Um dos motivos para a liberação da vacina ao público geral é a baixa cobertura vacinal registrada até o momento. Em todo o Brasil, a cobertura está em 26,5% entre o grupo de idosos, crianças e gestantes.
A Saúde de Campinas aplicou 142.660 doses de vacina contra gripe desde o início da campanha, em 8 de abril. O objetivo, de acordo com a pasta, é proteger a população contra sintomas graves e evitar óbitos, principalmente no período de sazonalidade das doenças respiratórias. A medida foi definida após diretrizes estabelecidas pelo governo do Estado e Ministério da Saúde.
Para receber a vacina, não é preciso agendamento. Basta apresentar documento com foto e carteira de vacinação (se tiver). Neste ano, o imunizante protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B e pode ser administrado junto com outras vacinas do Calendário de Vacinação.
“A vacina é extremamente importante para proteção das pessoas, principalmente para grupos prioritários”, destacou a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.
Até agora, do total de doses aplicadas 83.663 foram direcionadas para idosos, 14.790 para crianças de 6 meses a 5 anos e 2.677 para gestantes. A meta na cidade é imunizar 90% de cada um dos três grupos que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. No caso das crianças que recebem o imunizante pela primeira vez, é preciso tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.
CUIDADOS
Além da vacinação, há outros cuidados que devem ser tomados pela população para evitar a transmissão de doenças respiratórias, como lavar as mãos frequentemente e manter os ambientes arejados e a etiqueta respiratória. Se tiver sintomas, a recomendação é usar máscaras.
REGIÃO
Em Valinhos, a vacinação contra a gripe no grupo prioritário é formado por 32.792 pessoas, mas apenas 11.153 foram vacinados até o momento, o que representa 21,24%. A cidade iniciou a vacinação no dia 5 de abril, durante o evento Circuito da Saúde. No dia 7 de abril, as doses foram disponibilizadas em todas as unidades básicas de saúde (UBS). O município também realizou a vacinação no dia D no último dia 10 de maio nas UBS Vila Santana, Vila Itália, Jardim Paraíso e Bom Retiro.
Em Jaguariúna, o imunizante para todas as idades está disponível nas unidades básicas de saúde (UBSs) Miguel Martini, 12 de Setembro, Florianópolis, Fontanella, Nova Jaguariúna, Roseira de Baixo, Roseira de Cima e Cruzeiro do Sul. Até ontem, a campanha de vacinação contra a gripe na cidade aplicou um total de 6.544 doses.
Nas UBSs Miguel Martini, Florianópolis, Fontanella, Nova Jaguariúna, Roseira de Baixo, Roseira de Cima e Cruzeiro do Sul, a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30. Já na UBS 12 de Setembro, as doses são aplicadas às segundas e quartas-feiras, das 8h às 15h, e às terças, quintas e sextas, das 8h às 18h.
Em Indaiatuba, a 27ª Campanha Nacional contra Influenza que teve iniciou no dia 1º imunizou 25.960 pessoas. Todo morador de Indaiatuba maior de seis meses e interessado em se vacinar deve comparecer em alguma das 17 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. Aos finais de semana a imunização está disponível no Hospital Dia. As salas de vacina estão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, exceto feriados. No sábado, domingo e feriados, a sala de vacina da UBS 1, localizada no Hospital Dia, funciona das 7h30 às 16h30. Para receber a imunização o morador de Indaiatuba deve levar um documento com foto. Das 25.960 pessoas do grupo prioritário imunizadas, 4.325 são crianças entre 6 meses e menor de 6 anos, 555 gestantes e 13.242 com mais de 60 anos.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.