PROTEÇÃO REFORÇADA

Vacina bivalente contra covid-19 começa a ser aplicada na região de Campinas

Imunizante é para pessoas a partir de 60 anos que tenham tomado duas doses

Edimarcio A. Monteiro/ edimarcio.augusto@rac.com.br
05/03/2023 às 09:46.
Atualizado em 05/03/2023 às 09:46

Indaiatuba começou a aplicar a bivalente em pessoas a partir de 60 anos cadastradas no site Minha Vacina (Divulgação)

Municípios da região de Campinas começam a aplicar a vacina bivalente contra as atuais cepas do coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. A nova imunização contra a covid-19 é destinada a pessoas a partir de 60 anos que tenham tomado pelo menos duas doses, sendo a última há, no mínimo, quatro meses, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência (ILP), indígenas, populações ribeirinhas e quilombolas.

As primeiras a iniciar a vacinação foram Sumaré, na última segunda-feira, dia 27, Hortolândia, na quarta, dia 1º, e Indaiatuba, no sábado (4). Campinas, Valinhos e Vinhedo começarão nesta segunda-feira (6), dia 6. A coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli, disse que a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 55 mil doses da bivalente, que será disponibilizada em todos os 66 centros de saúde. Não é preciso agendamento.

“O vírus continua circulando e é preciso que as pessoas completem o ciclo vacinal e se mantenham imunizadas”, afirma ela. De uma forma geral, todas as cidades pedem que a pessoa a ser vacinada apresente documento com foto e número do CPF, carteira de vacinação (se tiver) e comprovação médica de imunossupressão. Os horários de vacinação são definidos por cada cidade.

Em Hortolândia, a imunização é realizada nas 17 unidades básicas de saúde (UBSs). O município recebeu 6.876 doses da vacina bivalente. De acordo com o último boletim de monitoramento da covid-19, divulgado na sexta-feira à tarde, o município registrou 113 novos casos da doença, sem nenhum óbito, na semana de 24 de fevereiro a 3 de março. Além disso, 340 pacientes seguem em investigação, enquanto 525 casos foram descartados. No acumulado do ano, desde 1º de janeiro, Hortolândia totaliza 1.018 pacientes confirmados com covid-19, com uma morte.

Já a Secretaria de Saúde de Indaiatuba está vacinando com a bivalente apenas as pessoas convocadas através do Minha Vacina, que é o site onde os interessados podem obter informações sobre a disponibilidade da imunização. Na cidade, a campanha teve início com os idosos a partir de 70 anos e imunossuprimidos a partir de 12 anos. Os integrantes desses grupos e de outros dos públicos-alvo serão convocados ao longo dos próximos dias. A vacinação ocorre no Hospital Dia, das 9 às 17 horas. O endereço é Avenida Visconde de Indaiatuba, 199, Vila Vitoria I.

Em Sumaré, a imunização é realizada das 9 às 15 horas, de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde do Ângelo Tomazin, Denadai, Nova Terra, Picerno, Trevo e Veccon. O município já aplicou mais de 684.858 doses de imunizantes contra a covid-19 desde o início da campanha de combate ao coronavírus, em janeiro do ano passado. A cidade segue a meta do Ministério da Saúde, que é a de vacinar 90% do público-alvo.

A Secretaria de Saúde de Valinhos dividiu os grupos a serem vacinados por datas. A aplicação da dose de reforço começará nesta segunda-feira (6) para as pessoas de 60 a 69 anos. Para as gestantes e puérperas, no próximo dia 20; trabalhadores de saúde, imunossuprimidos, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e funcionários de cadeias, em 17 de abril. Os locais e horários de vacina são de acordo com cada local onde a dose está disponibilizada.

Em Vinhedo, a aplicação da vacina bivalente é feita diariamente, mas o esquema também é diferente para cada local. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por