SISTEMA DINÂMICO

Usuário do SUS pode conferir pelo celular remédios e vacinas disponíveis em cada CS

Página vinculada à Secretaria de Saúde de Campinas conta com sistema dinâmico que mostra se item consultado está disponível na unidade básica de referência ou local mais próximo

Do Correio.com
23/06/2025 às 14:17.
Atualizado em 23/06/2025 às 14:20
 (Carlos Bassan/PMC)

(Carlos Bassan/PMC)

Usuários do SUS Municipal de Campinas podem conferir pelo celular, computador ou tablet quais os medicamentos e vacinas disponíveis em cada centro de saúde (CS). A página: https://remedios.campinas.sp.gov.br, vinculada à Secretaria de Saúde, mostra um sistema dinâmico onde é possível consultar se o item desejado, como um analgésico, antibiótico ou vacina contra a gripe, por exemplo, está sendo entregue ou aplicado na unidade básica próxima à residência ou se é necessário ir até outra naquele momento.

“O portal é extremamente importante porque é uma facilidade para o usuário do SUS ter acesso às informações. Além disso, significa transparência e compromisso da gestão em fornecer insumos”, explicou a diretora do Departamento Administrativo da Saúde, Amanda Portella.

Campinas tem 203 medicamentos padronizados no SUS Municipal. A relação é uma das mais completas do País e a Administração tem registrado disponibilidade quase integral. 

No primeiro quadrimestre, por exemplo, a média de abastecimento ficou em 98,5%. A meta do Plano Municipal é manter a oferta a partir de 90% nas farmácias.

“Campinas tinha 160 medicamentos padronizados em 2021 e houve expansão de 26,87% em três anos. As faltas pontuais de produtos costumam ser decorrentes de licitações desertas ou fracassadas, atrasos de entrega pelos fornecedores ou quando empresa fica suspensa e não pode firmar contrato com o poder público”, explicou a coordenadora da Área Técnica de Assistência Farmacêutica da Saúde, Vivian Cristina Matias de Oliveira Nunes.

Além disso, a Saúde mantém diálogos permanentes com o Estado e governo federal a fim de manter o abastecimento regular de todas as vacinas nas unidades básicas.

Como é feita a escolha dos medicamentos disponibilizados?

Para padronizar a lista de medicamentos nas unidades, a Saúde recebe apoio da Comissão de Medicamentos e Terapêutica (CMT), que é formada por profissionais da própria Pasta, para análise técnica. Posteriormente é considerado o impacto financeiro e há decisão final do secretário de Saúde para novas padronizações. Além disso, a CMT mantém avaliações constantes da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) para beneficiar a população.

Serviço

Os endereços e horários de funcionamento dos centros de saúde estão disponíveis no link: https://www.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/centros-de-saude

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por