NO PERÍODO DE UM ANO

Saúde quer recuperar 84 mil vagas em consultas por meio da IA

Ferramenta de inteligência artificial da Prefeitura busca reduzir ausências em agendamentos feitos em unidades de saúde

Da Redação
14/04/2024 às 10:24.
Atualizado em 14/04/2024 às 10:24
Atualmente, média de abstenção no SUS Municipal para consultas e exames está estimada em 30%; Prefeitura pretende reduzir as faltas para potencializar os serviços ofertados (Rodrigo Zanotto)

Atualmente, média de abstenção no SUS Municipal para consultas e exames está estimada em 30%; Prefeitura pretende reduzir as faltas para potencializar os serviços ofertados (Rodrigo Zanotto)

A Secretaria de Saúde de Campinas estima recuperar 84 mil vagas em consultas e exames nos centros de saúde (CSs) e policlínicas, no período de um ano, com a ampliação do uso de inteligência artificial (IA) para reduzir faltas nos agendamentos. A Pasta anunciou que 70 mil mensagens mensais serão disparadas a partir da segunda quinzena de maio via chatbot pela assistente virtual “Ana”, pelo WhatsApp, para lembrar os pacientes das marcações e, com isso, otimizar serviços.

Atualmente, a média de abstenção no SUS Municipal para consultas e exames está estimada em 30% da agenda. Testes realizados pela Pasta em fevereiro mostraram que o WhatsApp permite um alcance mais efetivo de pacientes quando comparado ao sistema URA (ligações por robôs), e a diminuição das faltas foi de até dez pontos percentuais. Além disso, a “Ana” começou a funcionar em fevereiro, e a Saúde aposta em sua popularização, ou seja, que as pessoas conheçam cada vez mais este recurso on-line.

O prefeito Dário Saadi (Republicanos) destacou que a aplicação da IA permite otimização da estrutura. “Aqueles pacientes que tiveram contato com a plataforma através do WhatsApp tiveram uma aprovação fantástica, mais de 90% aprovaram o uso da ferramenta. E nós tentaremos colocar outras pessoas no lugar daquelas que confirmarem que não vão participar da consulta. Também é importante que o cidadão entenda a importância dessa ferramenta mantendo o cadastro atualizado e também respondendo (aos contatos)”, disse.

Na prática, a medida significa a chegada dos serviços de saúde aos usuários. São três objetivos da Prefeitura: ampliar o acesso dos pacientes ao SUS Municipal, reduzir as faltas para potencializar os serviços ofertados e otimizar as vagas disponíveis para outros usuários do sistema, a partir da disponibilidade, com a informação prévia de ausência em agendamentos.

A base usada pela Saúde nas análises foram as agendas com maiores índices de absenteísmo, ambas na Policlínica 3: gastroclínica (25%) e ultrassonografia (48%). Os testes mostraram que a mensagem via WhatsApp chegou aos pacientes e houve retorno para 51,5% dos casos. O índice é quase um terço superior aos 38,6% verificados quando aplicado o sistema URA. Isso se reflete na maior chance de reduzir faltas.

Para a gastroclínica, o WhatsApp permitiu a redução de seis pontos percentuais e, com isso, o absenteísmo passou para 19%. Já para a ultrassonografia, a diminuição registrada foi de dez pontos percentuais, o que fez com que o indicador chegasse a 38%.

A ausência em agendamentos de ultrassonografia caiu de 48% para 38%. Já para gastroclínica, a redução foi de seis pontos percentuais, de 25% para 19%.

Caso o envio de mensagens consiga manter a meta de redução nas faltas, a expectativa é de que 7 mil exames e consultas deixem de ser perdidos por mês no SUS Municipal (diante do envio de 70 mil mensagens), avaliou o coordenador departamental de Tecnologia da Informação, Leonel Carlos Pereira.

“A ideia do projeto é que a gente consiga reduzir o absenteísmo e otimizar as vagas. Nós temos casos de pacientes que, por qualquer motivo, acabam esquecendo da sua consulta. Quando mandamos esse alerta, o paciente vai relembrar da consulta e não vai faltar por esquecimento. Mas a otimização das vagas se dá por aquele usuário que, por alguma intercorrência, não vai poder comparecer no dia. Então, a partir do momento que ele interage conosco e fala que não vai poder comparecer na consulta, nós podemos trazer alguém que está aguardando para a vaga dele. Desta maneira, otimizamos o uso do nosso recurso”, destacou Leonel.

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