ATENÇÃO AOS CRIADOUROS

Saúde divulga mais 9 bairros com alto risco de dengue

Três núcleos estão na região Leste: Centro, Botafogo e Vila Itapura

Da Redação
09/01/2024 às 09:26.
Atualizado em 09/01/2024 às 09:26
População deve evitar qualquer acúmulo de água, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas e outros objetos; 80% dos criadouros estão nas residências, segundo o Devisa (Rodrigo Zanotto)

População deve evitar qualquer acúmulo de água, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas e outros objetos; 80% dos criadouros estão nas residências, segundo o Devisa (Rodrigo Zanotto)

Nove bairros de Campinas tiveram o nome incluído no alerta para elevado risco de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. São eles: Centro, Botafogo e Vila Itapura (região Leste), Jardim Eulina (Norte), Jardim Novo Maracanã e Parque da Fazenda (Noroeste), e Vila Vitória, Parque Aeroporto e Recanto do Sol I (Sudoeste). O novo alerta foi divulgado na segunda-feira (8), dois dias após o primeiro mutirão quinzenal de combate ao mosquito que foi realizado em bairros da região Sudoeste. Campinas viveu, em 2023, a sua sexta pior epidemia de dengue com mais de 11 mil casos registrados (alguns confirmados já neste ano) e três óbitos. O Aedes aegypti também é responsável por outras enfermidades, como zika e Chikungunya.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os bairros são definidos levando-se em consideração os casos confirmados e suspeitos da doença. O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) destacou que bairros indicados em boletins anteriores, assim como demais regiões de Campinas, precisam intensificar medidas preventivas, sobretudo o combate aos criadouros do mosquito vetor da doença.

A divulgação do boletim semanal ocorre em meio ao alerta da Pasta para um possível aumento expressivo do número de casos da doença a partir deste mês, quando o calor e as chuvas se intensificam. Outro fator preocupante é a volta da circulação dos sorotipos 3 e 4 da dengue. Campinas ainda não registrou nenhum caso, mas outras cidades de São Paulo já confirmaram a transmissão.

O risco de uma epidemia com o retorno do sorotipo 3 ocorre por causa da baixa imunidade da população, uma vez que poucas pessoas contraíram esse tipo de vírus desde as últimas epidemias registradas no começo dos anos 2000. Existe ainda o perigo da dengue grave, que ocorre com mais frequência em pessoas que já tiveram a doença e são infectadas novamente por outro sorotipo.

Febre, manchas vermelhas pelo corpo, dor abdominal, vômito persistente, acompanhados também de sangramento na gengiva, nariz ou na urina são alguns dos sintomas mais comuns. A orientação é que o cidadão procure atendimento médico na unidade de saúde mais próxima ao perceber qualquer sintoma.

MUTIRÃO

No último sábado, dia 6, a Prefeitura fez o primeiro mutirão quinzenal de 2024 contra a dengue em sete áreas: Jardim Santo Antônio, DICs 3, 4 e 5, além de trechos dos bairros DIC 6, Jardim Rosalina e Jardim Santos Dumont, todos na região Sudoeste do Município. Campinas tem mutirões quinzenais agendados até o fim de março, e o próximo será em 20 de janeiro. Os bairros que recebem ações são definidos conforme situação epidemiológica. Os mutirões foram anunciados pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) após reunião intersetorial ocorrida em 19 de dezembro de 2023.

A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da doença, mas cada cidadão precisa colaborar destinando corretamente resíduos e evitando criadouros. Dados do Devisa mostram que 80% dos criadouros estão nas residências. Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar qualquer acúmulo de água, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes, calhas e outros objetos. É importante, também, vedar a caixa d'água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.

Caso o morador tenha febre e mais dois sintomas associados (dor de cabeça, dor no corpo, náusea, vômito, manchas no corpo, dor articular, dor atrás dos olhos), ele deve procurar um centro de saúde de Campinas para receber atendimento e orientações. Por outro lado, se apresentar tontura, dor de barriga muito forte, vômitos repetidos, suor frio e sangramentos, a busca por auxílio deve ser feita em pronto-socorro ou em UPA. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por