Presidente da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, Sérgio Bisogni (à esquerda), e o prefeito de Campinas, Dário Saadi, inauguram espaço destinado à telessaúde e ao ensino no Hospital Mário Gatti (Prefeitura de Campinas)
Sete meses após ser implantado, o programa Saúde Digital - SUS Campinas chega à marca de 13 mil atendimentos, considerando teleconsultas e teleinterconsultas. o que dá uma média diária de 62 procedimentos médicos on-line nas áreas de cardiopediatria, endocrinologia, endocrinopediatria, gastroenterologia, proctologia e urologia. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde e se referem ao período de março a outubro, o que inclui os dois meses de fase de testes do programa lançado oficialmente em maio deste ano.
O total de 13 mil atendimentos, ainda de acordo com a nota, contempla teleconsultas, quando um paciente realiza consulta com um médico, e as teleinterconsultas, quando profissionais dos Centros de Saúde (CSs) trocam informações e opiniões com especialistas de policlínicas para otimizar a assistência em casos que abrangem as áreas de cardiologia, cardiopediatria, endocrinologia, endocrinopediatria, gastroenterologia, proctologia e urologia.
No caso dos pacientes, quase todos os casos são avaliados por médicos do Hospital Dr. Mário Gatti, mas 198 moradores chegaram a passar por análises de profissionais das unidades básicas. A teleconsulta começou a ser aplicada gradativamente na cidade no fim de maio e está disponível em todos os 67 CSs desde a última semana de julho.
MAPEAMENTO
O mapeamento realizado pelo Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital da Secretaria Municipal de Saúde apontou que o maior número de atendimentos foi registrado nas regiões Norte e Sudoeste. Com isso, as áreas com mais demandas foram as dos centros de saúde Costa e Silva, Aurélia, Boa Vista, Santa Bárbara, Rosália, San Martin, Esmeraldina, Nova América e 31 de Março.
A coordenadora do Saúde Digital em Campinas, Thaís Leitão Ramos Luiz, destacou a importância da atualização do cadastro individual completo dos pacientes na elaboração do prontuário eletrônico. No mapeamento feito, o número de pessoas que não informou a região de residência deixa a porcentagem do item "não informado" superior à de qualquer região.
“Já foram aplicadas correções e temos um menor número de dados como 'não informados' desde setembro", ponderou a coordenadora ao destacar que os dados têm sido refinados.
A pesquisa do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital também indica a avaliação dos moradores sobre as teleconsultas. Ela revela que o tempo médio de atendimento é de 11,1 minutos, que a nota média dada ao serviço, que vai do acolhimento até a consulta, é de 8,9 e a idade medida dos usuários é de 40,1 anos.
“A análise é positiva. A gente tem uma percepção das notas e elogios, principalmente em relação à ampliação de acesso, otimização, agilidade, comodidade e segurança nesses atendimentos", destacou Thaís.
ESPECIALIDADES
Durante o lançamento do programa, que aconteceu em maio deste ano, a Secretaria de Saúde explicou que as especialidades foram escolhidas com base na demanda. Na ocasião, havia grande demanda reprimida de endocrinologia e cardiologia porque devido ao alto número de pacientes nas unidades de saúde com o quadro de hipertensão e diabetes, além das filas para proctologia e gastroenterologia.
Na ocasião, o secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, já projetava que as mudanças no programa Saúde Digital poderiam ‘ser eternas com a contínua evolução tecnológica’. Ele resumiu outro desejo que a Administração Municipal tem para o projeto, que é a diminuição da desigualdade no acesso à Saúde.
COMO FUNCIONA
O atendimento virtual envolve pacientes que apresentam alguma queixa, avaliado como caso de baixa complexidade e sem consulta agendada. Ele passa por uma triagem do Centro de Saúde. Se for necessária avaliação em consulta médica, a enfermagem oferece o serviço de teleconsulta.
Caso o paciente aceite, ele recebe um comprovante com o horário do atendimento online por WhatsApp ou SMS. Um pouco antes do horário, um link será enviado para o celular do paciente para ele clicar e entrar na sala virtual do médico.
O acesso ao Saúde Digital pode ser feito do lugar que o paciente desejar. Se a pessoa não tiver equipamento para o procedimento virtual, pode contatar o profissional por meio de um computador do CS. O médico que faz o atendimento à distância fica no Hospital Mário Gatti.
Futuramente, os pacientes poderão agendar as teleconsultas pelo site da Prefeitura, por um aplicativo que está em desenvolvimento, ou pelo telefone 160. A previsão da Saúde Digital é de que os novos recursos estejam disponíveis para a população a partir de 2024.
NOVIDADES NO DIGITAL E NO PRESENCIAL
Outra novidade envolvendo o setor foi a inauguração de um espaço destinado à telessaúde e ao ensino no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, com 10 cabines com isolamento acústico e computadores ligados à internet.
“A saúde digital permite que o médico esteja em qualquer lugar e atenda online pacientes que estão nas unidades de saúde. Aqueles que estão cumprindo jornada no hospital têm a Sala Digital para atender pacientes que estão nas unidades de pronto atendimento e nos centros de saúde. A Sala também é usada para treinamento de residentes e alunos”, disse o prefeito Dário Saadi (Republicanos) durante a entrega do espaço.
Ainda há a expectativa de que mais três especialidades passem a utilizar a plataforma digital até dezembro, mas as modalidades não foram reveladas pela saúde.
Por fim, a Secretaria de Saúde também anunciou a ampliação em 33% do total de vagas disponíveis na especialidade de dermatologia. Um acordo com o Hospital PUC-Campinas gerou seis novas vagas de consultas, saltando de 18 para 24.
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