Quem faz parte dos grupos prioritários para a vacinação contra gripe e não participou do Dia D precisa ir até o CS de referência (Rodrigo Zanotto)
Equipes da Secretaria de Saúde de Campinas aplicaram 6.710 vacinas durante o Dia D contra a gripe. O total inclui 4.479 doses que protegem contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B, além de 2.231 para imunização contra outras doenças. Nesta semana, a Pasta programou novas ações especiais fora das unidades básicas, conforme quadro apresentado nesta página.
A mobilização realizada no sábado, 10 de maio, teve ações das 8h às 20h na cidade, com horários diferentes entre os locais de aplicação. Foram 29 pontos para facilitar o acesso da população às vacinas em todas as regiões: 14 centros de saúde (CSs), sendo que dois deles abriram excepcionalmente neste dia para reforçar o trabalho, além de oito supermercados, quatro shoppings, dois condomínios e uma igreja.
“O Dia D é um trabalho extremamente importante, principalmente para facilitar a vacinação de quem não consegue ir até um centro de saúde durante a semana. O resultado foi bastante positivo, apesar de ter sido um dia com chuva e tempo mais ameno”, avaliou a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.
Quem faz parte dos grupos prioritários para a vacinação contra gripe e não participou do Dia D precisa ir até o CS de referência. Há doses disponíveis em todas as unidades básicas. Para receber a vacina é necessário apresentar um documento com foto e caderneta de vacinação, se tiver
“O Dia D é um trabalho extremamente importante, principalmente para facilitar a vacinação de quem não consegue ir até um centro de saúde durante a semana. O resultado foi bastante positivo, apesar de ter sido um dia com chuva e tempo mais ameno”, avaliou a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.
Quem faz parte dos grupos prioritários para a vacinação contra gripe e não participou do Dia D precisa ir até o CS de referência. Há doses disponíveis em todas as unidades básicas. Para receber a vacina é necessário apresentar um documento com foto e caderneta de vacinação, se tiver.
Fazem parte do grupo prioritário os idosos (60 anos ou mais), crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde e da educação, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
A Saúde iniciou a estratégia de vacinação contra a gripe há quatro semanas e já aplicou 99.890 doses. Deste total, 75.003 foram direcionadas para idosos, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes, enquanto 24.887 foram aplicadas nos outros grupos considerados prioritários. Um novo balanço da ação deve ser divulgado nesta terça-feira, 13 de maio.
A meta da Saúde é imunizar 90% de cada um dos três grupos que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, como idosos (29,61% de cobertura), crianças (10,24%) e gestantes (20,1%). No caso das crianças que recebem o imunizante pela primeira vez é preciso tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Mais informações sobre vacinação em Campinas estão disponíveis em https://vacina.campinas.sp.gov.br.
PONTOS ESPECIAIS DE VACINAÇÃO
A Saúde realiza até o fim desta semana novas ações fora dos CSs para reforçar a estratégia contra a gripe e para aplicar imunizantes contra doenças. As exceções são as doses contra dengue e BCG, ofertadas apenas em unidades básicas. Confira os dias e horários:
✔ Assaí Atacadista: de segunda (12) a sexta (16), das 17h às 19h30 Endereço: Rua da Abolição, 2.013, Ponte Preta;
✔ Atacadão: de segunda (12) a sexta (16), das 17h às 19h30 Endereço: Avenida Ruy Rodriguez, 3.100, Jardim Yeda;
✔ Spani Atacadista: de segunda (12) a sexta (16), das 17h às 19h30 Endereço: Avenida Ruy Rodriguez, 4.300, Recanto do Sol 1;
✔ Ceasa Campinas: de quarta (14) a sexta (16), das 8h às 11h (ambulatório no prédio administrativo) Endereço: Rodovia D.Pedro I, km 140,5, pista Norte, Jardim Santa Mônica;
✔ Centro de Integração da Cidadania (CIC): quarta (14), das 8h às 11h Endereço: Rua Odete Teresinha Santuci Otaviano, 92, Conjunto Habitacional Vida Nova;
✔ LBV Centro Comunitário de Assistência Social: sexta (16), das 8h às 17h Endereço: Rua Nelson Barbosa da Silva, 289, Jardim Profilurb;
✔ Lagoa do Taquaral (portão 7): sábado (17) das 7h às 14h Endereço: Avenida Dr. Heitor Penteado, 1.671, Parque Taquaral;
✔ Lagoa do Taquaral (kartódromo): domingo (18), das 8h às 12h Endereço: Avenida Dr. Heitor Penteado, 1.671, Parque Taquaral.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.