(Tomaz Silva/Agência Brasil)
Com estoques de sangue 20% abaixo do ideal, o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nessa sexta-feira, 14 de junho, é um chamamento para a necessidade de ampliação dos estoques disponíveis no Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), responsável por atender o Sistema Único de Saúde (SUS) da Região Metropolitana de Campinas.
Muitas pessoas compareceram nesta manhã ao banco do Hemocentro, instalado no ambulatório do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, para fazer doação. O agente de mobilidade urbana Eddy Carlos de Campos foi um dos doadores. Há dez anos ele segue uma rotina de doar seu sangue entre duas e três vezes por ano.
"A primeira vez que doei foi para um amigo que estava precisando, e desde então não parei. É gratificante saber que podemos salvar vidas com esse gesto", disse. Ele contou que ficou sabendo que sofria de pressão alta em uma das consultas prévias a doação. "Fui orientado a buscar tratamento. Se não fosse a doação, talvez eu demoraria muito tempo para descobrir, afirmou.
O operador de máquinas Marcelo Aparecido Romão é doador há seis anos e nessa sexta-feira foi ao banco de sangue no Hospital Mário Gatti. "Procuro doar quatro vezes ao ano porque sei o quanto é importante para quem precisa. É um ato que salva vidas", afirmou.
O guarda municipal de Paulínia, Rafael Vieira de Carvalho também foi doar sangue nessa manhã rotina que vem seguindo há oito anos. "Doo quatro vezes ao ano. Comecei incentivado por um amigo e me sinto muito bem em poder ajudar as pessoas", disse.
ESTOQUES
Os tipos sanguíneos O positivo e AB negativo estão em níveis críticos, com disponibilidade abaixo de dois dias, no Hemocentro da Unicamp para atender a região. Os tipos A positivo, B positivo, O negativo e B negativo estão em alerta, com estoque para dois a três dias, enquanto AB positivo e A negativo estão estáveis, suficiente para mais de quatro dias.
A preocupação é com a chegada do tempo mais frio, onde tradicionalmente o ritmo de doações caem. Desde o início de junho, o Hemocentro trabalha com a campanha "Quem doa sangue é medalhista de ouro", inspirada pelas Olimpíadas de Paris. A atleta corredora Marina Malachias, embaixadora do Hemocentro, protagoniza a campanha, nas redes sociais, pela doação de sangue.
ONDE DOAR EM CAMPINAS
Hemocentro
Endereço: Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária
Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados).
Hospital Municipal Dr. Mário Gatti
Endereço: Avenida Prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália
Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados).
COMO DOAR
Há critérios que permitem ou impedem uma doação de sangue, determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde e que visam à proteção ao doador e à segurança de quem vai receber o sangue. Para fazer a doação, é necessário:
– Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
– Estar bem de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos, sendo que adolescentes de 16 e 17 anos precisam do consentimento formal dos responsáveis;
– Pesar mais de 50 quilos.
Já as recomendações para o dia da doação incluem:
– Não estar em jejum;
– Fazer um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação;
– Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
– Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação;
– Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
Pessoas que exercem atividades como pilotar avião ou helicóptero; conduzir ônibus ou caminhões de grande porte; subir em andaimes; e paraquedismo ou mergulho devem interromper essas atividades por 12 horas antes da doação.
O intervalo mínimo para doação, no caso dos homens, é de 60 dias, sendo permitidas até quatro doações por ano. Para mulheres, o prazo mínimo entre uma doação e outra é de 90 dias, permitindo até três doações por ano.
CUIDADOS PÓS-DOAÇÕES
– Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas;
– Aumentar a ingestão de líquidos;
– Não fumar por cerca de duas horas;
– Evitar bebidas alcoólicas por 12 horas;
– Manter o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas.
CONDIÇÕES QUE IMPEDEM AS DOAÇÕES
– Diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
– Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
– Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas;
– Usuários de drogas;
– Pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
– Extração dentária: 72 horas
– Apendicite, hérnia, amigdalectomia e varizes: três meses
– Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia e colectomia: seis meses.
Para mais informações, a população pode acessar o link: https://www.hemocentro.unicamp.br/perguntas-frequentes/criterios-para-doacao-de-sangue/
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.