EM CAMPINAS

Rede Mário Gatti e Unicamp recebem doações de sangue

No período de dias mais frios, há uma queda de pelo menos 20% nas doações de sangue

Da Redação
18/07/2023 às 09:16.
Atualizado em 18/07/2023 às 09:16
As inscrições para doação voluntária de sangue podem ser feitas pela internet até o dia 31 de julho (Kamá Ribeiro)

As inscrições para doação voluntária de sangue podem ser feitas pela internet até o dia 31 de julho (Kamá Ribeiro)

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar e o Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriram as inscrições para o programa de voluntariado visando incentivar a doação de sangue. Nesse período de dias mais frios, há uma queda de pelo menos 20% nas doações de sangue, o que leva à necessidade de ampliar as estratégias para a captação de doadores.

O programa prevê que os voluntários atuem dentro dos hospitais de Campinas, conversando com familiares de pacientes a respeito da doação de sangue, incentivando-os a irem aos postos de coleta realizar a doação. As inscrições podem ser feitas no endereço https://forms.gle/nuxo3whSBxdyYcAf7, até 31 de julho.

Segundo o analista executivo do Hemocentro, José Eduardo Baungartner, todos os tipos sanguíneos são necessários para garantir estoques e, assim, ter o menor impacto possível nos atendimentos e demandas hospitalares. O Hemocentro da Unicamp é responsável por atender o Sistema Único de Saúde (SUS) da Região Metropolitana de Campinas. 

O ideal, segundo ele, é que haja estoque para atender a demanda acima de cinco dias, mas apenas os tipos AB positivo e B positivo estão nessa situação atualmente. Os tipos A positivo e negativo, O positivo e negativo e B negativo estão em alerta, o que significa que há disponibilidade de sangue para atender a demanda entre dois a três dias. O tipo AB negativo está crítico, com disponibilidade abaixo de dois dias.

De acordo com a nota divulgada pela assessoria de imprensa da Prefeitura as pessoas que podem doar devem ter idade entre 18 e 69 anos, ter aima de 50 kg e estar com boas condições de saúde. Menores de idade precisam do consentimento formal e presencial do responsável, enquanto idosos não podem realizar a doação caso seja a primeira vez. As pessoas também não devem estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar três horas. Não pode fumar até duas horas e duas horas depois da doação e o doador precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de endereço. A doação pode ser feita no Hemocentro, Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária, de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados) ou no Hospital Mário Gatti, Avenida Prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália, de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por