PROVISORIAMENTE

Profissionais serão remanejados da UPA Carlos Lourenço

Profissionais serão remanejados da UPA Carlos Lourenço

Eliane Santos/eliane.santos@rac.com.br
19/06/2025 às 12:35.
Atualizado em 19/06/2025 às 13:53

Chegada do inverno levanta a preocupação de que casos de doenças respiratórias aumentem ainda mais na cidade (Kamá Ribeiro)

A Prefeitura de Campinas anunciou que a partir da próxima terça-feira, dia 24, a Unidade Pediátrica Mário Gattinho contará com reforço de 13 pediatras para reforçar e qualificar o atendimento às crianças durante o período de sazonalidade das doenças respiratórias, que ocorre entre abril e agosto. Os profissionais serão deslocados provisoriamente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Carlos Lourenço, já que nesta época do ano há um aumento significativo do número de pacientes com sintomas respiratórios.

A decisão, segundo a Secretaria de Saúde, não gera grande impacto nos deslocamentos necessários dos usuários que são moradores da região do Distrito de Saúde Sul, onde estão localizados o Mário Gattinho, a UPA Carlos Lourenço e a UPA São José. Essa última vai continuar com o atendimento pediátrico normal.

Outro ponto que levou a essa decisão foi o perfil de assistência da UPA Carlos Lourenço, que atende principalmente pacientes adultos e é a Unidade de Pronto Atendimento com menos assistências pediátricas, com 60 atendimentos por dia em média.

Os usuários que procurarem o atendimento pediátrico na UPA Carlos Lourenço a partir das 7h do dia 24 de junho serão direcionados ao Mário Gattinho. As emergências e os casos graves serão atendidos pelos médicos clínicos da UPA e encaminhados via Samu, conforme protocolo adotado em todas as unidades.

AUMENTO DOS CASOS

Anteontem, a Prefeitura informou que os centros de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os hospitais Mário Gatti e Ouro Verde, em Campinas, realizaram 25.198 atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios em maio, o que corresponde a um aumento de 35% sobre os 18.677 registros feitos durante abril. Os dados são da Secretaria de Saúde e da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar.

Entre os sintomas respiratórios considerados no levantamento estão, por exemplo, tosse, falta de ar, dor de garganta, sibilos, coriza, espirros e congestão nasal. Campinas conta com 69 unidades básicas. O número de atendimentos nesses serviços cresceu 29% no período considerado: passou de 7.521 para 9.700. Já a Rede Mário Gatti, gestora dos hospitais que fizeram parte da análise e das quatro UPAs de Campinas, registrou alta de 39% na demanda em um mês - foi de 11.156 para 15.498.

A Saúde e a autarquia destacaram preocupação com a possibilidade de novo aumento em junho, com a chegada do inverno, e alertam sobre a importância de cuidados básicos para prevenção às infecções respiratórias e da vacinação em dia contra doenças como a gripe.

VACINAÇÃO NA SEXTA

Os centros de saúde permanecem fechados hoje, feriado de Corpus Christi, mas abrirão amanhã, sexta-feira, mesmo sendo ponto facultativo na Prefeitura, para reforçar a vacinação contra a gripe. Eles funcionarão nos horários padrões. As unidades que abrem aos sábados funcionarão normalmente neste fim de semana, das 7h às 13h.

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por