PREVENINDO DOENÇAS

Prefeitura vai expandir o programa de combate à obesidade infantil em 2025

Iniciado em 2023, o programa soma mais de 72 ações que impactaram 11,1 mil pessoas no município de Campinas

Da Redação
01/12/2024 às 08:43.
Atualizado em 01/12/2024 às 10:47
O programa visa impulsionar ações comunitárias impactantes para promover o consumo de alimentos saudáveis e a atividade física entre comunidades vulneráveis e crianças (Kamá Ribeiro)

O programa visa impulsionar ações comunitárias impactantes para promover o consumo de alimentos saudáveis e a atividade física entre comunidades vulneráveis e crianças (Kamá Ribeiro)

O programa 'Passos para uma vida melhor', focado na prevenção da obesidade infantil e doenças crônicas, vai expandir suas ações em 2025 para toda a cidade, conforme informou a Prefeitura de Campinas. Serão feitas ações promovendo hábitos saudáveis em todas as regiões. Iniciado em 2023, o programa soma mais de 72 ações implementadas em metade do território do Município e mais de 11,1 mil pessoas impactadas. 

"O projeto é muito importante no enfrentamento à diabetes e também às complicações que a diabetes provoca. Não dá pra você ter uma estratégia de enfrentamento somente com medicamentos. É importante você mudar o estilo de vida e esse programa vai nesse sentido", disse o prefeito Dário Saadi (Republicano).

'Passos para uma vida melhor' é um conjunto de ações intersetoriais que buscam a promoção de hábitos saudáveis e a prevenção ao sobrepeso, obesidade e outras doenças crônicas em diferentes regiões da cidade de Campinas. As ações são planejadas e implementadas por diferentes secretarias municipais (Saúde, Educação, Esporte e Lazer, Assistência Social e Desenvolvimento Humano, e Cultura e Turismo) e a Centrais de Abastecimento (Ceasa), de acordo com os contextos locais.

O programa acontece por meio de dois tipos de intervenção. Para os servidores das secretarias participantes é realizada uma formação sobre promoção de saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, com foco em alimentação saudável e adequada, além da prática de atividade física. A partir desta formação, os servidores do município planejam e implementam as ações intersetoriais de atividade física e alimentação saudável para a população.

O principal desafio, afirmou o prefeito, é mudar o comportamento das pessoas. "As pessoas têm consciência, têm informação sobre as complicações que a diabetes pode provocar, mas daí a mudar o comportamento é um caminho difícil, muito mais difícil do que a gente imagina", disse.

O programa é uma parceria da Prefeitura com a farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk e a Impact Hub e envolve as secretarias de Saúde, Educação, Esportes, Ceasa, Cultura e Assistência Social, além do Primeira Infância Campineira (PIC).

Participaram da implementação das ações mais de 1,2 mil profissionais de diversas áreas, com mais de 800 pessoas capacitadas em formações do programa. As palestras, as orientações, as atividades de incentivo à atividade física e alimentação saudável chegaram a 5,9 mil crianças, 3,8 mil adolescentes e adultos e 1,3 mil idosos.

Os números, segundo a vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novo Nordisk, Simone Tcherniakovsky, representam um avanço relevante na abrangência e engajamento do município na promoção de saúde, com destaque para sua abordagem intersetorial. O trabalho de prevenir a obesidade em crianças ainda é longo, e a colaboração de todos esses parceiros no município é fundamental. Nossa abordagem sobre a obesidade é holística e vai além do tratamento.

O 'Passos para uma vida Melhor' foi criado em Campinas dentro do programa Cities For Better Health, uma parceria público-privada global comprometida em acelerar mudanças na saúde urbana ao longo das gerações, construindo parcerias locais para promover a saúde e a prevenção. Atualmente, mais de 50 cidades e 300 parceiros colaboram por meio do programa.

O Cities for Better Health é um programa global de parceria público-privada comprometido com a promoção da saúde e o enfrentamento dos fatores sistêmicos que contribuem para o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. O programa visa impulsionar ações comunitárias impactantes para promover o consumo de alimentos saudáveis e a atividade física entre comunidades vulneráveis e crianças. Ele se baseia na experiência de sucesso de 10 anos do Cities Changing Diabetes, que tem apoiado cidades ao redor do mundo a mapear o impacto de doenças, entender a vulnerabilidade e os determinantes subjacentes, acessar ferramentas e recursos para acelerar a ação local e compartilhar aprendizados importantes para abrir caminho para um futuro mais saudável.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por