Paciente é um homem de 19 anos que apresenta quadro clínico estável e é acompanhado pelo serviço de saúde da rede municipal
De acordo com a Prefeitura, o paciente também está sendo monitorado pelas autoridades sanitárias do município (Maurizio de Angelis/Science Photo Library)
A Prefeitura de Paulínia confirmou, neste domingo (31), o segundo caso de monkeypox, conhecida como varíola dos macacos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente é um homem de 19 anos que apresenta quadro clínico estável e está sendo acompanhado pelo serviço de saúde da rede municipal.
Na última quarta-feira (27), a cidade tinha confirmado o primeiro caso da doença. Um homem de 27 anos, que também apresenta quadro clínico estável. Ele está sendo acompanhado pelo serviço de saúde da rede privada de Campinas.
Sintomas
A doença é transmitida por contato direto ou indireto com as lesões de pele, contato próximo por tempo prolongado, por vias sexual e respiratórias.
O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus;