REDUÇÃO DA FILA

Mutirão vai realizar mil consultas oftalmológicas até junho

Parceria entre Secretaria de Saúde e 11 clínicas faz parte do ‘Abril Marrom’

Da Redação
14/04/2024 às 10:22.
Atualizado em 14/04/2024 às 10:22
Prefeitura fará o agendamento de pacientes que já esperavam por uma consulta no SUS Municipal (PMC)

Prefeitura fará o agendamento de pacientes que já esperavam por uma consulta no SUS Municipal (PMC)

A Secretaria de Saúde de Campinas e 11 clínicas oftalmológicas se uniram a partir da semana passada para realizar um mutirão de pelo menos mil consultas gratuitas para pacientes na faixa etária de 15 a 40 anos. A iniciativa faz parte do “Abril Marrom - Visão para todos”, campanha que tem o propósito de conscientizar sobre os exames para prevenção da cegueira. As ações em Campinas devem ocorrer até o mês de junho. Até esta terça, 9, já foram definidas 850 vagas para atendimentos na Policlínica 2 e mais 165 em 11 clínicas particulares. Os pacientes assistidos são os que já aguardavam por uma consulta no SUS Municipal e, neste caso, os agendamentos são feitos diretamente pela Administração.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria dos casos de cegueira é tratável quando diagnosticada precocemente, sendo que de 60% a 80% deles são evitáveis. A coordenadora da Área Técnica de Especialidades, Renata Cauzzo Zingra Mariano, destacou a importância dessa parceria público-privada para ampliar o acesso aos cuidados oftalmológicos. A iniciativa busca não apenas atender à demanda existente, mas também conscientizar sobre a necessidade de exames regulares para evitar problemas de visão.

“Tivemos uma conversa entre secretaria e Associação de Oftalmologistas de Campinas para a gente fazer uma parceria público-privada para atender os pacientes neste mês. Com isso, temos um aumento da oferta para identificar os pacientes que estão necessitando de óculos e conscientizar sobre exames regulares para evitar a cegueira”, explicou.

Diversos médicos e instituições já aderiram à parceria com a Secretaria de Saúde, entre eles o Instituto Penido Burnier. Oftalmologista referência em Campinas, e presidente do Penido, Leôncio Queiroz Neto é um dos profissionais que fazem parte da parceria. Ele falou sobre a importância do diagnóstico precoce, uma vez que 80% dos casos de deficiência visual poderiam ter sido evitados com tratamento precoce, segundo a OMS, e destacou um dado apurado no instituto. Um levantamento feito no Penido Burnier com 814 pacientes mostrou que 47% das pessoas buscam por consulta oftalmológica apenas quando sentem alguma alteração na visão. O problema, acrescentou, é que muitas doenças só são percebidas em estágio avançado. Um exemplo é o glaucoma, em que ocorre a lenta perda do campo visual sem apresentar nenhum sintoma e geralmente surge a partir dos 40 anos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por