ALÍVIO IMEDIATO

Mutirão de cirurgias reduz fila de espera em 15% na região de Campinas

Sábado acontece uma grande ação de avaliação de pacientes aguardando o procedimento

Ronnie Romanini/ [email protected]
06/08/2022 às 10:20.
Atualizado em 06/08/2022 às 10:20
Usuários aguardam em sala do AME: a ideia da avaliação hoje é a de que o paciente, caso seja confirmada a indicação, saia com o encaminhamento para realizar o procedimento (Gustavo Tilio)

Usuários aguardam em sala do AME: a ideia da avaliação hoje é a de que o paciente, caso seja confirmada a indicação, saia com o encaminhamento para realizar o procedimento (Gustavo Tilio)

Ele também tranquilizou as pessoas que ainda não foram chamadas para agendar a avaliação necessária antes do procedimento. 

"Nenhum paciente vai ficar sem avaliação. É importante reforçar a necessidade de comparecimento para aqueles que estão agendados, para não perderem a oportunidade. E aos que ainda não foram chamados, fiquem tranquilos: todos serão agendados para a avaliação."

Ao todo, mais de mil profissionais de saúde participarão da ação. Antes do início do programa, 538,1 mil cirurgias estavam represadas em todo o Estado.

Equipe itinerante

No último sábado (30), 154 pessoas compareceram no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp para as mesmas avaliações que serão feitas no sábado (6). A taxa de comparecimento foi de 94,5%, já que 163 avaliações estavam agendadas. As nove pessoas que não compareceram serão contatadas para que o Estado entenda o motivo da ausência. 

As avaliações feitas no HC foram em pacientes das seguintes cidades: Santo Antônio de Posse, Lindóia, Holambra, Artur Nogueira e Pedreira. Uma equipe itinerante do HC realizará os procedimentos cirúrgicos de hérnia e vesícula nos cidadãos desses municípios na própria cidade de Pedreira. 

A expectativa é que as cirurgias feitas pela equipe itinerante comecem na segunda quinzena de agosto. 

"Como serão muitas pessoas fazendo cirurgias no mesmo dia, nós precisamos do grupo de pacientes prontos. Alguns ainda precisaram refazer exames simples, como de hemograma e glicemia", explicou a diretora do DRS-7, Fernanda Penatti. 

Ela contou que a ação realizada no sábado passado foi positiva e acredita que a de hoje será da mesma maneira.

"Tudo transcorreu de maneira muito organizada e com presença maciça das pessoas. Mesmo sendo um sábado, 8h, você vê que as pessoas estavam aguardando, mas com muita tranquilidade, com sentimento de que estavam sendo assistidas. Foi um movimento bastante planejado junto com a região e com o HC, era um evento que precisava de apoio. E secretários municipais, a Elaine (Cristina de Ataíde, superintendente do HC) e toda diretoria do HC estavam lá para apoiar a ação. O impacto na assistência foi positivo e entendo que a ação teve êxito, mesmo com os nove pacientes que não compareceram", concluiu Fernanda.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por