COMBATE À EPIDEMIA

Municípios da RMC iniciam vacinação contra a dengue

Cada uma das cidades definiu um esquema diferente de imunização; região recebeu quase 53 mil doses do Ministério da Saúde

Eliane Santos/ [email protected]
11/04/2024 às 08:24.
Atualizado em 11/04/2024 às 08:40
Jaguariúna (foto), Nova Odessa e Holambra começaram ontem a aplicar o imunizante em crianças de 10 e 11 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde; outras cidades optaram por começar a vacinação com oferta de doses para todos que fazem parte da faixa etária entre 10 e 14 anos

Jaguariúna (foto), Nova Odessa e Holambra começaram ontem a aplicar o imunizante em crianças de 10 e 11 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde; outras cidades optaram por começar a vacinação com oferta de doses para todos que fazem parte da faixa etária entre 10 e 14 anos

Campinas e mais sete cidades da Região Metropolitana (RMC) iniciam nesta quinta-feira (11) a aplicação da primeira dose (D1) da vacina contra a dengue. São elas Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Pedreira, Santa Bárbara d'Oeste, Valinhos e Vinhedo. O esquema vacinal consiste em duas doses com intervalo de 90 dias entre a primeira e a segunda. Embora o públicoalvo inserido no Plano Nacional de Imunização (PIN) seja de 10 a 14 anos, o Ministério da Saúde recomenda inicialmente a aplicação da D1 para crianças de 10 e 11 anos, medida adotada pela maioria dos municípios, com exceção de Americana, Campinas e Valinhos.

Levantamento feito pelo Correio Popular com as 19 cidades da RMC (Engenheiro Coelho não foi inserida na relação dos novos municípios que receberam a vacina), mostra que Nova Odessa, Jaguariúna, Holambra e Itatiba começaram a vacinar na quarta-feira (10). Santo Antônio de Posse começa na segunda-feira, dia 15, assim como Sumaré. Paulínia agendou o início para a próxima terça-feira (16), e Indaiatuba fará uma ação especial no próximo sábado. Monte Mor ainda não definiu como será a campanha na cidade. Hortolândia e Morungaba não retornaram até o fechamento desta matéria. Juntas, as 19 cidades da região receberam 52.857 doses do Ministério da Saúde.

Campinas recebeu o maior número, 18.063. Na cidade, são 91.224 pessoas de 10 a 14 anos, de acordo com a Prefeitura. Na quarta-feira (10) foram confirmadas mais 1.458 infecções, elevando a quantidade de casos acumuladas no ano para 46.607, sendo oito óbitos provocados pelo mosquito Aedes aegypti. O município enfrenta a sua segunda pior epidemia desde 1998, ano em que teve início a série histórica.

A vacinação na cidade será em todos os 68 Centros de Saúde (CSs) a partir desta quinta-feira (11) tendo o público-alvo de 10 a 14 anos. Não será necessário fazer agendamento e as salas de vacinação funcionam conforme horário de cada CS. A Secretaria de Saúde orienta a apresentação de documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação, se tiver.

A coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli, ressaltou alguns cuidados e recomendações para a vacina da dengue. Por ser uma novidade na rede pública, ela salientou a necessidade de observação por 15 minutos após a aplicação se a criança ou adolescente não tiver nenhum tipo de alergia. Caso quem vai receber a vacina já tenha apresentado qualquer quadro alérgico, seja por alimentos ou medicamentos, o tempo de observação passa a ser 30 minutos.

“A vacina é mais uma estratégia de combate à dengue. Não se pode relaxar e é importante tomar a segunda dose no intervalo correto para se proteger. Por se tratar de uma nova vacina sendo introduzida, estamos tomamos maiores cuidados”, disse.

As pessoas que tiveram dengue com o início dos sintomas há menos de seis meses também não podem tomar a vacina, assim como se apresentar alguma doença febril aguda ou fizer parte de grupos doenças imunossupressoras. Isso porque a vacina contra dengue é de vírus atenuado, ou seja, enfraquecido, e não é recomendada para quem passa por tratamentos com substâncias que possam interferir na imunidade. A vacina também é contraindicada para pessoas vivendo com HIV.

Outra observação de Chaúla é quanto às outras vacinas oferecidas pela rede. Segundo ela, não é possível administrar a vacina da dengue concomitantemente com outras. É necessário um intervalo de 24 horas. Se a pessoa contrair dengue entre a primeira e a segunda dose, também será necessário esperar 30 dias após o início dos sintomas para complementar a imunização.

Sobre as reações que a vacina pode provocar, segundo a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, estão dor no local da aplicação, dor de cabeça, mal-estar e até febre.

NA REGIÃO

A distribuição da vacina na RMC ficou definida da seguinte forma pelo Ministério da Saúde: Paulínia com 2.077 doses; Hortolândia, 4.298; Santa Bárbara, 2.959; Americana, 3.650; Sumaré, 5.334; Valinhos, 1.943; Indaiatuba, 4.310; Nova Odessa, 1.079; Cosmópolis, 1.083; Artur Nogueira, 971; Santo Antônio de Posse, 407; Jaguariúna, 985; Pedreira, 668; Itatiba, 1.928; Monte Mor, 1.321; Vinhedo, 1.284; Holambra, 263; e Morungaba, 234. Confira abaixo como está sendo a campanha em outros municípios da RMC, fora Campinas:

AMERICANA

A cidade dá inicio nesta quinta-feira (11) à vacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção da unidade da Praia Azul, cujo horário é das 8h às 20h. A Vigilância Epidemiológica informou que o esquema vacinal será escalonado, contemplando primeiramente os indivíduos na faixa etária dos 10 aos 11 anos.

ARTUR NOGUEIRA

A Prefeitura da cidade aplica a vacina no grupo de 10 e 11 anos a partir desta quinta-feira. Ela estará disponível nas oito salas de vacina espalhadas pela cidade.

COSMÓPOLIS

A Prefeitura da cidade iniciará a vacinação nesta quinta-feira para o grupo prioritário de 10 e 11 anos. Na cidade será necessário fazer o agendamento de segunda a sexta-feira. A vacina está disponível na Unidade de Saúde Jardim de Fáveri, no período das 10h às 12h e das 13h às 15h, também de segunda a sexta-feira.

HOLAMBRA

A Prefeitura de Holambra iniciou na quarta-feira a vacinação contra a dengue no município. O atendimento acontece nas unidades do Santa Margarida e Imigrantes das 8h às 11h30 e das 13h às 16h, sempre de segunda a sexta-feira. Poderão ser imunizados, neste primeiro momento, crianças e adolescentes de 10 e 11 anos.

INDAIATUBA

O município vai iniciar a vacinação contra dengue, segundo informou a Secretaria de Saúde, apenas para crianças de 10 anos, em uma ação em todas as UBSs no sábado (13), das 8h às 12h. Quem não puder comparecer, pode procurar pela UBS de referência a partir de segunda-feira (15), das 7h30 às 16h30.

ITATIBA

O município começou na quarta-feira a vacinação, também na faixa etária de 10 e 11. A Administração da cidade optou pelo agendamento. O local de vacinação é o Centro de Atenção à Criança (CAC).

JAGUARIÚNA

A cidade, que também iniciou na quarta-feira a vacinação, decidiu pela faixa etária recomendada pelo MS. A campanha abrange todas as UBSs que contam com sala de vacina. Não há necessidade de agendamento.

MONTE MOR

Em nota, a Secretaria de Saúde de Monte Mor informou que a Pasta da Saúde Municipal está desenvolvendo o cronograma necessário para dar início à imunização, o que deve acontecer nos próximos dias.

NOVA ODESSA

Desde às 13h de quarta-feira as doses já estavam disponíveis para o público-alvo de 10 e 11 anos nas sete Unidades Básicas de Saúde (UBS)

PAULÍNIA

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a vacinação contra a dengue terá início na próxima terça-feira, 16, em todas as Unidades Básicas de Saúde. As doses serão aplicadas, mediante agendamento, em crianças de 10 e 11 anos.

PEDREIRA

A cidade foi a única das 19 a retirar as doses (668) na quarta-feira no Grupo de Vigilância Epidemiológica de Campinas. A vacinação começa nesta quinta-feira (11) tendo a faixa etária de 10 e 11 anos como público-alvo. O imunizante estará disponível em todos os Postos de Saúde locais, das 8h às 15h.

SANTA BÁRBARA D’OESTE

A vacinação começa nesta quinta-feira (11) para crianças de 10 e 11 anos. As doses estarão disponíveis para essa faixa etária nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da lista abaixo, de segunda a sexta-feira, sem necessidade de agendamento.

SANTO ANTÔNIO DE POSSE

Diante do número limitado de doses disponíveis no momento, a vacinação será escalonada e começa a partir de segundafeira, dia 15. Na primeira semana, a vacina estará disponível na faixa de 10 a 11 anos.

SUMARÉ

Vacinação para a faixa etária de 10 a 11 anos, a partir do dia 15, das 8h às 15h30, em todas as Unidades de Saúde, exceto a USF Viel.

VALINHOS

A vacinação tem inicio nesta quinta-feira (11) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Assim como Campinas, a faixa etária da estratégia incorporada ao Programa Nacional de Imunização (PNI) é de 10 a 14 anos. A vacinação na cidade ocorrerá de segunda a sexta-feira, nas UBS.

VINHEDO

A Secretaria de Saúde de Vinhedo inicia nesta quinta-feira (11) a vacinação contra a dengue para crianças entre 10 a 11 anos de idade. O imunizante contra a dengue estará disponível de segunda a sexta-feira, até 16h, nas UBS.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por