SAÚDE DAS CRIANÇAS

Mário Gattinho atinge a marca de 100 mil atendimentos pediátricos

Primeiro hospital infantil público de Campinas, a unidade alcançou o resultado no domingo, cerca de 18 meses após sua inauguração

Da Redação
02/07/2024 às 09:42.
Atualizado em 02/07/2024 às 11:15
Criação ampliou a estrutura de internação voltada para as crianças; Mário Gattinho conta com 56 leitos, 13 a mais em relação ao que existia antes da implantação da unidade pediátrica (Alessandro Torres)

Criação ampliou a estrutura de internação voltada para as crianças; Mário Gattinho conta com 56 leitos, 13 a mais em relação ao que existia antes da implantação da unidade pediátrica (Alessandro Torres)

A Unidade Pediátrica Mário Gattinho atingiu a marca de 100 mil atendimentos a crianças em Campinas. A marca foi alcançada no último domingo, praticamente um ano e meio após a inauguração. O hospital é responsável por um terço dos atendimentos de urgência e emergência pediátricas da Rede Mário Gatti. Já o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti entregou na última sexta-feira mais uma etapa da reforma do local.

“O Mário Gattinho é o primeiro hospital infantil público de Campinas e é referência para a cidade e região. Atende todos os pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é um orgulho para Campinas. Está tudo perfeito? Não, mas estamos trabalhando para melhorar a cada dia”, disse o prefeito Dário Saadi (Republicanos).

A implantação da unidade foi importante para aumentar a infraestrutura de atendimento às crianças, que passaram a contar com 56 leitos, 13 a mais em relação ao que existia no quarto andar do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, onde antes funcionavam a enfermaria e a UTI pediátricas.

O local conta com 27 leitos de enfermaria (dos quais 11 para lactentes e um de isolamento), 14 de UTI, três para recuperação pós-anestésica, três leitos dia, além da estrutura de apoio ao pronto-socorro com sete leitos de retaguarda e dois de urgência.

O pronto-socorro infantil entrou em operação em 20 de dezembro de 2022. Os leitos de enfermaria foram abertos em 22 de março de 2023 e os de UTI em 20 de abril do mesmo ano.

CIRURGIAS

A próxima etapa será a entradaPS ADULTO A segunda fase das obras de reforma e ampliação do ProntoSocorro Adulto (PSA) do Mário Gatti foi entregue na sexta-feira. O atendimento ao público, no entanto, só vai ser iniciado a partir de quinta-feira, dia 4. A unidade realiza por mês, em média, 10 mil atendimentos de urgência e emergência em adultos.

Segundo a Prefeitura, foram construídas novas rampas de acesso de pedestre e veículos, a renovação da fachada, o conjunto de banheiros, incluindo estruturas para pessoas com necessidades especiais, enquanto todos os ambientes terão tecnologia de filtração de ar. Além disso, foram ampliadas as salas de consultas, de triagem e a de espera do PSA, que também foi fechada por vidros e era aberta antes.

Orçada em R$ 5,49 milhões, a obra total e considerando todas as fases, deverá ser concluída no final de agosto. Com o retorno do atendimento adulto para a área original, terão início as terceira e quarta etapas, com a reforma do antigo pronto-socorro infantil e da recepção da área de internação, além da sua anexação ao PSA. Após o término das intervenções, a área para atendimento de adultos passará de 1,86 mil para 2,58 mil metros quadrados. Haverá também a adequação da entrada de visitas a pacientes internados.

O presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, explicou que, após a conclusão das obras previstas, o pronto-socorro terá áreas para especialistas, especialmente para ortopedistas, que ficarão no PSA e melhorando o atendimento nessa área. A operacionalização desse conjunto de ações ocorrerá entre setembro e outubro. Bisogni também ressaltou a trajetória do hospital, que possui 50 anos de existência e que precisava de uma reforma estrutural para adaptá-lo às novas situações tecnológicas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por