HOSPITAL

Mário Gatti ganha tomógrafo novo e mais moderno

Com o equipamento, será possível realizar quase o dobro dos exames atuais, atingindo cerca de 4 mil tomografias por mês

Ronnie Romanini
02/07/2022 às 12:02.
Atualizado em 02/07/2022 às 12:05
Prefeito e presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni. (Fernanda Sunega)

Prefeito e presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni. (Fernanda Sunega)

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti passou a contar, desde ontem, com um novo tomógrafo que promete quase dobrar a capacidade de exames realizados. Atualmente, cerca de 2,4 mil tomografias são feitas em média por mês na unidade. Com o novo equipamento, a capacidade passará a ser de 4 mil, um crescimento aproximado de 66%. Ontem, foi o primeiro dia de operação do tomógrafo. A tecnologia mais moderna promete agilizar e qualificar os exames realizados na rede municipal, ajudando pacientes e os profissionais de saúde. 

"O tomógrafo dá mais recurso para avaliação do médico. O equipamento de desempenho superior melhora a qualidade do exame e, com isso, é possível ser mais fidedigno no laudo, dar mais informações. O médico olha a tomografia e faz o relatório. Quanto mais condições tecnológicas o aparelho te dá, mais fácil obter um diagnóstico certeiro, tirar as dúvidas sobre o diagnóstico", explicou o presidente da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, Sérgio Bisogni. 

Com o reforço, o hospital agora possui dois tomógrafos. O presidente da Rede avaliou que a ideia é justamente ter a segurança de que, se um aparelho estiver em manutenção ou quebrar, os exames continuarão acontecendo sem necessidade de interrupção. 

O Mário Gatti recebeu o equipamento do Ministério da Saúde. O hospital foi selecionado em um chamamento de estabelecimentos públicos e filantrópicos que integram o SUS. "Nós tivemos que fazer toda a parte elétrica, de infraestrutura na ala preparada para receber o equipamento, isso fez parte da seleção. O Mário Gatti foi escolhido pelo Ministério, o que mostra a relevância social do hospital. Temos um grande número de atendimentos e 100% pelo SUS", disse o presidente. 

Sexta-feira (1º), no primeiro dia de operação do aparelho, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, visitou a unidade ao lado de Sérgio Bisogni e do diretor técnico Carlos Arca. O prefeito exaltou a capacidade ampliada de tomografias e destacou o ganho que o hospital e os pacientes terão com o tomógrafo. 

De acordo com a Prefeitura, a entrega marca o início das comemorações dos 248 anos de Campinas, celebrados no dia 14 de julho. Questionado sobre novidades que ainda poderiam vir neste mês, Bisogni revelou que provavelmente não será possível implementar em julho, mas está prevista para agosto a inauguração da nova unidade oncológica do hospital, que buscará ampliar o atendimento na Rede, com uma equipe multidisciplinar. 

"A ideia é estar constantemente ampliando e atualizando todos os nossos equipamentos. Toda a oportunidade que tiver, através de editais governamentais e emendas parlamentares, de conseguir melhorar o parque tecnológico da Rede Mário Gatti, estamos nos esforçando para conseguir." 

O modelo do tomógrafo é o "Somatom Go Up". Ele possui 64 canais — o dobro do antigo, que tem 32. Ele faz os mesmos exames, porém, com qualidade superior e maior precisão no diagnóstico, independentemente da área do corpo investigada no exame. Mais tecnológico, o equipamento permite resultado em diversos campos clínicos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por