Para um estoque estável, seria necessária a coleta de 300 bolsas diárias, mas a média tem sido de 80 (Fernanda Sunega/Arquivo PMC)
O estoque de sangue em Campinas volta a ser motivo de preocupação. O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti alerta para a possibilidade de adiar cirurgias eletivas já na próxima semana, em função da queda nos estoques, e apela à população para que faça doação. Os estoques do Hemocentro da Unicamp, responsável pelo fornecimento de sangue aos serviços que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS), estão críticos, segundo divulgou a Prefeitura de Campinas. Para um estoque estável, seria necessária a coleta de 300 bolsas diárias, mas a média tem sido de 80.
O diretor técnico do Mário Gatti, Carlos Arca, disse que cirurgias de grande porte que podem precisar de transfusão, como as oncológicas e ortopédicas, poderão ser adiadas. “Ainda não precisamos reagendar procedimentos e estamos administrando o dia a dia para garantir sangue para as cirurgias de urgência. As doações são essenciais”, disse Arca.
O sangue tipo O+, por exemplo, tem disponibilidade para menos de um dia, quando o ideal seria acima de cinco, segundo o analista executivo do Hemocentro da Unicamp, Eduardo Baungartner. Apenas os tipos B+ e AB+ estão com disponibilidade acima de cinco dias. Os demais têm estoque para menos de dois.
Mesmo com ações deflagradas em agosto para ampliar as doações, como mala direta, e-mail marketing, WhatsApp, banners, faixas, painéis digitais, TV, rádio, as doações permanecem baixas.
HISTÓRICO
Em 2021 e 2022, a falta de sangue causou o adiamento de cirurgias. Em janeiro deste ano, o baixo estoque de sangue afetou procedimentos na área da ortopedia, oncologia, vascular e torácica. A orientação para a suspensão de procedimentos que não sejam emergenciais foi encaminhada pelo Hemocentro da Unicamp. Naquele mês, apenas os tipos sanguíneos AB+ e B+ estavam estáveis.
Em agosto de 2021, o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti também precisou adiar cirurgias oncológicas, ortopédicas e até neurológicas pelo mesmo motivo. Na ocasião, Carlos Arca, afirmou que era impossível realizar procedimentos eletivos pela falta de sangue. “Enquanto não houver estoque, cirurgias eletivas que podem precisar de transfusão serão adiadas”, explicou.
ONDE DOAR
Os interessados em doar sangue podem ir ao:
Hemocentro
Endereço: Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária
Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)
Hospital Mário Gatti
Endereço: Avenida Prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália
Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)
CRITÉRIOS