alerta

Mário Gatti, em Campinas, faz campanha nas redes sociais para doação de sangue

Com estoques baixos, o chamamento ocorre diante possibilidade de adiamento de cirurgias eletivas de grande porte

Do Correio.com
20/09/2022 às 17:29.
Atualizado em 20/09/2022 às 17:29
Apelo por doações de sangue visa evitar suspensão de cirurgias (Fernanda Sunega/Arquivo PMC)

Apelo por doações de sangue visa evitar suspensão de cirurgias (Fernanda Sunega/Arquivo PMC)

A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar iniciou uma campanha institucional pelas redes sociais para incentivar a doação de sangue. Com estoques baixos, o chamamento ocorre diante possibilidade de adiamento de cirurgias eletivas de grande porte, que podem necessitar de transfusão, para poder garantir o sangue para atendimentos das urgências e emergências.
 
 A campanha pode ser acessada no Instagram no endereço @redemariogattioficial e reforça que, com baixos estoques, há risco de comprometimento da assistência médica a muitos pacientes e por isso é preciso a ajuda da população.

 “A doação é um gesto de amor ao próximo e, mais que isso, ao fazer o gesto pode dar esperança de vida e saúde a quem mais precisa: pai, mãe, irmão, amigo ou mesmo uma pessoa que nunca viu. Não importa quem será o beneficiado, mas sim que outras pessoas terão novas oportunidades, novas chances de recomeçar a própria vida. Para isso, melhor que fazer a doação uma vez é tornar esse gesto um compromisso, tornando um doador frequente”, diz a campanha.

Após o alerta divulgado na semana passada pelo Hospital Mário Gatti, houve uma pequena melhora nos estoques de sangue, mas a situação permanece crítica. A disponibilidade, na semana passada, era para apenas um dia e, nessa semana, ampliou para dois dias, desde que não haja necessidade de atender alerta vermelho (transfusão de extrema urgência, em que não há tempo para realizar exames imunohematológicos).
 
Segundo a Rede Mário Gatti, o ideal é ter estoque suficiente para cinco a sete dias. Até o momento não houve necessidade de adiar cirurgia.
 
Onde doar em Campinas
 
Hemocentro da Unicamp
Endereço: Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária
Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)
 
Hospital Mário Gatti
Endereço: Avenida Prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália
Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados)
 
As doações podem ser agendadas no endereço https://agendamento.hemocentro.unicamp.br/.
 
Regras para doar

  • Podem doar pessoas que tenham entre 18 e 69 anos. Quem tem 16 ou 17 anos deve apresentar consentimento formal e presencial dos pais.
  • Pessoas com mais de 60 anos que nunca doaram não podem fazer pela primeira vez.
  • Doadores devem pesar mais de 50 quilos, não estarem em jejum, mas evitar alimentos gordurosos e, se for doar depois do almoço, esperar três horas após a refeição.
  • Doador não pode fumar duas horas antes ou depois da colheita do sangue.
  • Alcoolistas crônicos, portadores de sífilis, malária ou doenças de chagas, pessoas com sintomas respiratórios, grávidas, puérperas ou mulheres amamentando não podem doar.
  • Também não podem doar pessoas que tenham se exposto a situações de risco de doenças sexualmente transmissíveis, tenham histórico de consumo de drogas injetáveis, tenham realizado exame de endoscopia há menos de seis meses ou tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade.

 Mais informações sobre doação de sangue podem ser acessadas no endereço hemocentro.unicamp.br.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por