Do total de 60.748 doses aplicadas até 31 de março, 54.237 foram em pessoas com mais de 60 anos
Do total de 60.748 doses aplicadas até 31 de março, 54.237 foram em pessoas com mais de 60 anos (Arquivo PMC/Adriano Rosa)
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou que Campinas aplicou 60.748 doses de vacinas bivalentes contra a covid desde o início da campanha, em 27 de fevereiro, até 31 de março. Do total, 54.237 foram destinadas a pessoas a partir de 60 anos.
A vacina está disponível em todos os centros de saúde para idosos a partir de 60 anos, imunossuprimidos a partir de 12 anos, residentes e trabalhadores em instituições de longa permanência, indígenas, populações ribeirinhas, quilombolas, gestantes, puérperas e profissionais de saúde.
“As vacinas tiveram um grande impacto na redução de casos graves e mortes. Com o passar do tempo, a resposta protetora diminui. Por isso é importante essa dose de reforço que manterá elevada a proteção do indivíduo e protegerá também contra a cepa da ômicron”, afirmou a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizelli.
Vacinação
Em Campinas, as vacinas com o modelo monovalente também estão disponíveis em todos os centros de saúde. Não é preciso agendamento. Para ser vacinada a pessoa deve apresentar documento com foto e número do CPF, a carteira de vacinação (se tiver).
No caso dos imunossuprimidos, também é necessária a apresentação de um comprovante médico da condição. Os profissionais de saúde devem apresentar documento que comprove a atuação no setor de saúde (vínculo ativo com instituições/empresas de saúde ou a carteira do conselho de classe com data válida). Grandes hospitais terão a opção de solicitar para a Visa Regional para fazer a ação in loco, no hospital mesmo, como foi feito anteriormente, com apresentação de plano operativo.