NOVOS DESAFIOS

Kerr Saraiva assume função na Sociedade de Cardiologia

Médico pretende intensificar o combate ao infarto e ao AVC

Paulo Medina/ [email protected]
01/03/2024 às 08:44.
Atualizado em 01/03/2024 às 08:44
O médico, pesquisador e professor titular de Cardiologia da PUC-Campinas, José Francisco Kerr Saraiva (Rodrigo Zanotto)

O médico, pesquisador e professor titular de Cardiologia da PUC-Campinas, José Francisco Kerr Saraiva (Rodrigo Zanotto)

O médico, pesquisador e professor titular de Cardiologia da PUC-Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, assumiu a presidência do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Saraiva também já foi secretário de Saúde da cidade durante a gestão Hélio de Oliveira Santos. O Departamento de Aterosclerose tem a missão de atuar de modo a prevenir a doença cardiovascular por meio do controle dos fatores de risco, como o colesterol elevado, o combate ao tabagismo, o tratamento de hipertensão arterial e a redução do peso. O colesterol elevado no sangue, por exemplo, gera acúmulo de gordura nas paredes de artérias, causando o "entupimento", isto é, a aterosclerose.

"Nosso trabalho tem sido contribuir nessa luta contra o infarto, ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), buscando novas alternativas para controlar os fatores de risco com o intuito de combater o infarto do miocárdio e suas complicações. O que significa isso? Que estamos agindo para reduzir a principal causa de morte no mundo ocidental, que é justamente o infarto do miocárdio e o AVC. Nos dias atuais, a mortalidade pelas doenças cardiovasculares é maior quando comparada às neoplasias e até mesmo aos acidentes", disse.

Segundo o médico, o Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia se debruça na disponibilização de informações a respeito do tratamento de pessoas que já tiveram infartos e AVCs. "É dessa Sociedade que saem todos os documentos e recomendações de como é que nós devemos tratar as pessoas que já tiveram infarto, que já tiveram Acidente Vascular Cerebral, e que tem a aterosclerose, que eu diria que é o 'carro-chefe' da causa de todos esses problemas. Eu acredito que nós temos hoje, no Brasil, por volta de 10 milhões de pessoas que já tiveram AVC ou infarto. E muitas dessas pessoas não estão sendo tratadas adequadamente. E aí está a nossa missão de trazer programas educativos que possam, inclusive, atingir os médicos da rede pública, onde está a maior parte da população brasileira", comentou.

Saraiva estará à frente do departamento no biênio 2024-2025 com uma função de relevância nacional. "Um professor da PUC-Campinas assume um papel que tem um destaque nacional no combate ao infarto e no combate ao AVC", comemorou.

O médico revelou que há uma extensa programação prevista dentro de um congresso de aterosclerose que deve ocorrer no ano que vem. "Temos seminários e reuniões de treinamento para médicos nos principais hospitais dos grandes centros de cardiologia do Brasil e, particularmente, na cidade de São Paulo e Campinas. Nós acreditamos também numa outra parceria de educação para médicos de saúde da família, numa parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde."

Saraiva pontuou que há um trabalho importante junto às escolas públicas, treinando professores a respeito de temas relevantes, como alimentação saudável para crianças e adolescentes."Queremos também fazer periodicamente os chamados web meetings (encontros virtuais) falando de temas relacionados aos fatores de risco. E isto já é uma agenda que vem tradicionalmente acontecendo. O Departamento de Aterosclerose tem mais de 30 anos e já teve como presidente profissionais celebrados do Instituto do Coração, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, aqui da própria Unicamp, entre outros locais. Ele é considerado um departamento de referência para a prevenção e o combate e o tratamento da aterosclerose."

O médico e professor campineiro também manterá parcerias com a Sociedade Europeia de Cardiologia, com a Sociedade Internacional de Aterosclerose e a Sociedade Latino-Americana de Aterosclerose.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por