NOVA ONDA DA COVID

Jaguariúna retoma uso de máscara nas escolas

Medida de proteção volta a ser obrigatória nas unidades escolares da cidade

Da Redação
16/06/2022 às 09:38.
Atualizado em 16/06/2022 às 11:30
Os alunos das escolas públicas e particulares de Jaguariúna serão obrigados a usar máscara novamente (Ivair Oliveira)

Os alunos das escolas públicas e particulares de Jaguariúna serão obrigados a usar máscara novamente (Ivair Oliveira)

Por causa da nova onda de crescimento dos casos de covid-19, a Prefeitura de Jaguariúna definiu, por meio de decreto publicado na sexta-feira no Diário Oficial do Município, a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra a doença nas unidades de ensino públicas e privadas da cidade. 

Além do aumento de casos, o prefeito, Gustavo Reis (MDB), considerou que era necessário adotar medidas de prevenção para frear a proliferação das infecções por covid-19 e também levou em conta a recomendação feita pela Secretaria Municipal de Saúde e pela equipe técnica da Vigilância Epidemiológica. 

A Secretaria de Saúde continuará monitorando a evolução da pandemia na cidade para eventuais novas recomendações.

No início do mês, o Comitê Científico do Estado de São Paulo, recomendou que as máscaras voltassem a ser utilizadas em estabelecimentos fechados, mas sem caráter obrigatório. 

Após esse anúncio, a Prefeitura de Valinhos voltou a exigir o uso de máscaras dentro das escolas, porém de uma maneira diferente. A obrigação atinge apenas os trabalhadores e não é estendida às crianças, mas o município recomenda, sem exigir, que elas também utilizem o equipamento.

Campinas é outra cidade da região em que o uso de máscaras permanece obrigatório dentro dos espaços fechados das unidades escolares. A cidade, inclusive, manteve o uso compulsório mesmo quando o Estado de São Paulo flexibilizou a obrigatoriedade. 

Há duas semanas, no dia 3, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) vetou o projeto de lei aprovado na Câmara Municipal, que pretendia desobrigar o uso de máscaras para crianças menores de 12 anos. Fato curioso é que, na Câmara dos Vereadores, onde o projeto foi aprovado, a exigência do equipamento de proteção foi retomada dentro das dependências tanto da sede, na Avenida da Saudade, quanto no plenário provisório atualmente localizado no Teatro Bento Quirino.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por