NO LIMITE

Hospital de Clínicas da Unicamp abre mais 10 novos leitos pediátricos

Expectativa, a partir do anúncio do governador de SP, era de 31 para já

Ronnie Romanini
02/06/2022 às 11:25.
Atualizado em 02/06/2022 às 11:25
A ampliação foi anunciada pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) na quinta-feira passada (Divulgação HC)

A ampliação foi anunciada pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) na quinta-feira passada (Divulgação HC)

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp abriu ontem 10 novos leitos pediátricos de enfermaria para tratamento semi-intensivo. A ampliação foi anunciada pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB) na quinta-feira passada, mas, na ocasião, foram prometidas 31 novas estruturas a serem abertas no dia 1º de junho, das quais apenas estas 10 estão em funcionamento. Para hoje, estava ainda prevista a abertura de mais seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva no próprio HC da Unicamp, mas o hospital informou que isso deve acontecer até a segunda-feira (4), uma vez que os berços e as bombas de infusão ainda não chegaram.

Os outros 15 leitos anunciados para ontem, destinados ao Hospital Estadual de Sumaré (HES), também atrasaram, porque as equipes ainda não foram contratadas, o que deve acontecer em até 10 dias. Por lá, serão mais cinco leitos de enfermaria, cinco de urgência referenciada e cinco de UTI. Na ocasião do anúncio, o governador paulista informou que as 31 estruturas serão mantidas por pelo menos 120 dias.

Além do atraso, o total de novos leitos anunciados estão abaixo do esperado. Na segunda-feira da semana passada (23), o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), reuniu-se com autoridades em saúde do município e representantes de hospitais para tratar da crise ocasionada pela alta demanda por leitos pediátricos. A expectativa, após a reunião, era a de que fossem anunciados até 70 leitos em toda a região.

Mesmo com a quantidade abaixo do esperado, o anúncio dos 31 leitos atendeu às expectativas da Prefeitura pela celeridade com a qual seriam implementados. "A gente vem há quase dois meses sob uma pressão imensa de leitos pediátricos, tanto de UTI como - e principalmente - de enfermaria. Esse anúncio veio em boa hora. A preocupação era a de que esses leitos fossem anunciados para julho ou agosto, quando já teria passado a fase mais aguda. Acredito que esse aporte de leitos vai tranquilizar a situação, mas vamos continuar discutindo com o governo do Estado a ampliação", afirmou Dário após o anúncio do governador na quinta-feira passada.

No mesmo dia, Garcia prometeu novos anúncios nas próximas semanas. Há duas semanas, a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar abriu mais sete leitos de enfermaria pediátrica, seis para a enfermaria geral e um para o isolamento, no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti. A ampliação contou com recursos da própria Rede e a Secretaria Estadual de Saúde se comprometeu a complementar os valores em caso de necessidade. A abertura de novas estruturas procura aliviar a pressão nos leitos pediátricos, que estão com alta ocupação mesmo antes do período de sazonalidade das doenças respiratórias.

Na sexta-feira (27), data da última atualização do Boletim Epidemiológico sobre covid-19, 87 crianças estavam internadas nas 106 estruturas de UTI disponíveis até então. As Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) eram responsáveis por 45 das hospitalizações. No SUS Municipal, os 66 leitos de enfermaria estavam ocupados e três crianças eram assistidas nos prontos-socorros à espera de novas vagas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por