NO CS DA VILA BOA VISTA

Em Campinas, usuários fazem ato cobrando mais médicos e insumos

Cerca de 100 pessoas participaram da manifestação em frente à unidade de saúde exigindo providências da Prefeitura

Rodrigo Piomonte
21/07/2022 às 09:19.
Atualizado em 21/07/2022 às 09:19
Cerca de 100 pessoas participaram do ato, segundo os organizadores (Kama Ribeiro)

Cerca de 100 pessoas participaram do ato, segundo os organizadores (Kama Ribeiro)

Usuários do Centro de Saúde “Osvaldo Serra Von Zuben”, na Vila Boa Vista, em Campinas, concentraram-se na Rua das Acácias, em frente à unidade, para manifestar a insatisfação em relação ao atendimento realizado por apenas por um médico no local. A manifestação foi organizada por membros do Conselho de Saúde local e reivindicou ainda a falta de medicamentos, que, segundo eles, é rotineira no local. A Prefeitura nega o problema.

Segundo uma das conselheiras que organizaram o ato, Ana Maria Leme, os problemas enfrentados pelo bairro tem afetado principalmente os usuários que apresentam comorbidades, ou seja, sofrem de doenças crônicas. “Nas últimas semanas, recebemos muitas reclamações e constatamos o problema”, disse.

Cerca de 100 pessoas participaram do ato, segundo os organizadores. Entre elas estava a dona de casa Rita de Cássia de Oliveira, 56 anos. Usuária do CS e moradora do bairro há 50 anos, ela garantiu que é frequente a falta de médicos. “Eu mesmo estive aqui ontem e precisei revalidar a minha receita e não tinha um médico. Fiquei sem meu medicamento. O CS é novo, mas os problemas, velhos.”. Outra usuária, a desempregada Maria Patrocínia Travezanuto, 59 anos, confirma a dificuldade em encontrar medicamentos no equipamento público. “A gente precisa e quando vem buscar está em falta. Tá difícil, né!”

A Secretaria de Saúde informou, no entanto, que o CS da Vila Boa Vista conta com uma equipe multidisciplinar de saúde e ganhará o reforço de mais uma médica e um assistente social, em processo de contratação. 

A unidade atende em média 200 pessoas por dia e conta com médico clínico geral, pediatra e ginecologista e a equipe é composta por enfermeiros, dentistas, fonoaudióloga, psicóloga e residentes das áreas de nutrição, enfermagem e fisioterapia e que não procede a informação de falta de funcionários ou insumos. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por