PREVENÇÃO

Cidades da região recebem o Dia D de vacinação contra a gripe hoje

Em Campinas, doses serão ofertadas em supermercados e shopping centers

Da Redação
10/05/2025 às 13:05.
Atualizado em 10/05/2025 às 15:08
A vacinação também estará disponível para o públicoalvo em oito supermercados e quatro shoppings. Há ações programadas das 8h às 20h na cidade, mas os horários variam de acordo com os locais selecionados para a mobilização (Rodrigo Zanotto)

A vacinação também estará disponível para o públicoalvo em oito supermercados e quatro shoppings. Há ações programadas das 8h às 20h na cidade, mas os horários variam de acordo com os locais selecionados para a mobilização (Rodrigo Zanotto)

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) realiza hoje, seguindo orientação do Ministério da Saúde, o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o Estado de São Paulo com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reforçar a importância da imunização. Cidades da Região Metropolitana, como Valinhos, Nova Odessa e Campinas, confirmaram a participação. Para receber a vacina é necessário apresentar um documento com foto e caderneta de vacinação, se tiver. Hortolândia marcou para o dia 24 de maio a mobilização no município. 

O grupo prioritário da vacinação contra gripe é formado por idosos (60 anos ou mais), crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde e da educação, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Em Campinas, o Dia D será nos Centros de Saúde (CSs) que já funcionam aos sábados e nas unidades básicas do Campo Belo e Bassoli, que abrirão hoje de maneira excepcional para reforçar a estratégia de imunização. Os postos de saúde que ficam abertos aos sábados são o Aeroporto, Parque Valença, Jardim Florence, Capivari, Santa Lúcia, Vista Alegre, União dos Bairros, DIC 1, Santo Antonio, Vila Ipê, São Quirino e Aurélia. O horário é das 8h às 13h.

A vacinação também estará disponível para o públicoalvo em oito supermercados e quatro shoppings. Há ações programadas das 8h às 20h na cidade, mas os horários variam de acordo com os locais selecionados para a mobilização. Os centros comerciais que aderiram ao Dia D são os seguintes: Parque das Bandeiras (das 10h às 18h), Unimart (das 12h às 20h), Campinas Shopping (das 12h às 20h) e Mix Shopping (das 8h às 17h).

Já os supermercados que participam da ação são o Tauste (das 8h às 16h30), na Avenida dos Imbês, 52, Alphaville Dom Pedro; Pague Menos do Satélite Íris (das 8h às 17h), na Avenida John Boyd Dunlop, 8.930, Jardim Satélite Íris; Pague Menos da Vila Pompéia (das 8h às 17h), Avenida Mirandópolis, 860, Vila Pompéia; Pague Menos do Nova Europa (das 8h às 17h), Avenida Baden Powell, 2.026, Jardim Nova Europa; Enxuto (das 8h às 17h); Avenida John Boyd Dunlop, 440, Jardim Aurélia; Atacadão (das 8h às 17h), Avenida Ruy Rodriguez, 3100, Jardim Yeda; Assaí Atacadista (das 8h às 17h), Rua Abolição, 2.013, Ponte Preta; e o Good Bom (das 8h30 às 16h30), Avenida Almeida Garret, 1.881, Parque Taquaral.

Campinas iniciou a estratégia de vacinação contra a gripe há quatro semanas e já aplicou 99.890 doses. Deste total, 75.003 foram direcionadas para idosos, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes, enquanto 24.887 foram aplicadas nos outros grupos considerados prioritários. Um novo balanço deve ser divulgado na terça-feira, 13 de maio.

NOVA ODESSA

Nova Odessa também vai aproveitar a data para atualização das cadernetas de moradores de todas as faixas etárias. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Centro, Jardim São Francisco, Jardim São Manuel e Jardim Nossa Senhora de Fátima estarão abertas das 8h às 16h. Apesar do foco na vacinação contra a gripe, as UBSs terão à disposição praticamente todas as vacinas do calendário – inclusive contra febre amarela, covid, dengue (para adolescentes de 11 a 14 anos), sarampo e pólio.

“Essa ação busca ampliar o acesso da população ao serviço. Além da vacina contra a gripe, outras vacinas serão realizadas conforme a necessidade, seguindo o Calendário Nacional de Imunização”, disse a enfermeira coordenadora da Rede de Atenção Básica do Município, Juliana da Silva.

VALINHOS

Em Valinhos, a Prefeitura realiza o Dia D contra a gripe em quatro unidades básicas de saúde, da Vila Santana, Jardim Paraíso, Vila Itália e Bom retiro, das 8h às 17h. A ação será realizada em razão da baixa procura do grupo prioritário para a imunização durante o primeiro mês de campanha. Em Valinhos, 49.746 moradores fazem parte do grupo prioritário da vacina da gripe. Dos 24.385 idosos que vivem no município, 5.374 garantiram a imunização, ou seja, 22% do total do grupo. As crianças menores de seis anos compõem uma população de 9.016 pessoas, mas apenas 584 foram vacinadas (6,4%). De 938 gestantes, 74 foram vacinadas (7,9%). O município iniciou a vacinação contra a gripe no dia 5 de abril, durante o evento Circuito da Saúde, e disponibilizou as doses em todas as unidades básicas de saúde no dia 7 do mesmo mês.

De acordo com a secretária de Saúde de Valinhos, Luciana Pignatta, além da proteção, a vacinação evita a sobrecarga na rede pública de saúde. “Fazemos este apelo às pessoas dos grupos prioritários que aproveitem o dia D para tomarem a vacina. Estamos em um período em que aumenta a hospitalização por conta de problemas respiratórios, o que sobrecarrega o atendimento público. A vacina é a principal proteção”, afirmou a secretária.

HORTOLÂNDIA

Hortolândia optou em realizar o Dia D da campanha de vacinação contra gripe no dia 24 deste mês. A imunização será feita das 8h às 16h30 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda II, Novo Ângulo, Parque do Horto, Rosolém e Santa Clara. “Para estimular maior comparecimento da população, vamos fazer o ‘Dia D’ em 24/05, porque este sábado é véspera do Dia das Mães. É uma data em que muitas pessoas devem viajar para outras localidades. Já no outro final de semana, teremos a Festa do Peão na cidade”, argumentou a coordenadora Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes.

Além de se proteger contra a gripe, no “Dia D” a população de Hortolândia poderá atualizar e receber os demais imunizantes que integram o Calendário Nacional de Vacinação, com exceção da BCG.

Em todo o Estado, a campanha é voltada para 19,3 milhões de pessoas dos grupos prioritários, como crianças de até 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e idosos — públicos mais vulneráveis às complicações causadas pelo vírus. Os gestores municipais possuem autonomia para realização de estratégias próprias para vacinar o público-alvo.

Apesar de a vacina já estar incluída no Calendário de Vacinação, é importante a realização do ‘Dia D’ de imunização contra a influenza antes do período de maior circulação do vírus. A meta é alcançar 90% de cobertura vacinal entre os grupos elegíveis (crianças, gestantes e idosos), prevenindo complicações, internações e mortes causadas pelas infecções pela doença. Até o momento, a cobertura entre os grupos prioritários no Estado é de 16,1%.

“A vacinação é a maneira mais eficaz de se proteger contra a gripe. Segura e atualizada anualmente, a vacina ajuda a evitar formas graves da doença, especialmente porque o vírus da Influenza sofre mutações frequentes e exige constante monitoramento”, disse Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES. 

A duração de proteção da vacina é de aproximadamente um ano, dependendo da resposta imunológica individual de cada pessoa. Por isso, é importante se vacinar todos os anos, já que o vírus muda com frequência, e a vacina é atualizada para acompanhar essas mudanças. Neste ano, o CVE da SES já enviou 11,6 milhões de doses do imunizante aos 645 municípios de São Paulo. Em todo o Estado, a vacinação dos grupos prioritários teve início em 28 de março.

PORTAL DE DÚVIDA

O Governo de São Paulo, por meio da SES-SP, criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A plataforma esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no link: www.vacina100duvidas.sp.gov.br.

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por