O cardiologista Paulo Cesar Sanches, um dos autores do livro: oito meses de dedicação para a produção da obra (Cedoc)
Os médicos cardiologistas Paulo Cesar Sanches e Marcio Jansen de Oliveira Figueiredo lançam nesta quarta-feira (8) o livro "Eletrofisiologia para o Clínico". O evento será realizado na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), às 19h, e voltado para toda a sociedade médica. A obra aborda os meios pelos quais os clínicos gerais podem atuar de forma mais efetiva diante de arritmias cardíacas.
"O coração funciona à base de eletricidade, e a eletrofisiologia é o estudo da eletricidade normal do coração. Se essa parte elétrica do órgão tem algum tipo de problema, é porque tem arritmia, e a Eletrofisiologia trata isso", explica Figueiredo.
"O que acontece é que muitas vezes o médico clínico conhece e entende os problemas, detecta arritmia, sabe que existe um tratamento especifico, mas às vezes não conhece todas as técnicas do ponto de vista do especialista", complementa.
Sanches conta que foram oito meses para o livro ficar pronto. O objetivo da publicação, de acordo com o cardiologista, é fornecer para o médico clínico subsídios para saber quais técnicas aplicar nessas situações e identificar quando é necessário pedir opinião de especialista na área.
"A gente espera que o clínico tenha mais contato com as técnicas modernas e possa fornecer isso para o paciente. Tudo isso visando o bem-estar desse paciente", conclui Figueiredo.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.