Realização periódica do exame é importante para a prevenção de doenças (Fernanda Sunega)
A Secretaria de Saúde de Campinas registrou um aumento de 42,3% nos exames de papanicolau realizados no Outubro Rosa deste ano em comparação com 2023. Foram 4.631 exames realizados em outubro, contra 3.254 no mesmo período do ano passado. A estratégia incluiu o uso de inteligência artificial para convocar mulheres entre 25 e 64 anos sem registros do exame no Sistema Único de Saúde (SUS) municipal.
A inovação foi possível graças à assistente virtual “Ana”, que enviou mensagens via WhatsApp às mulheres identificadas sem registros recentes. O serviço, chamado Acesso Fácil – Saúde Campinas, orientou as pacientes a procurarem os centros de saúde de referência para agendar o exame. Segundo a coordenadora da Saúde da Mulher, Miriam Nóbrega, o uso da IA permitiu um alcance expressivo, embora não signifique que todas as convocadas estavam sem exames, já que algumas podem tê-los realizado fora da rede pública.
Além do avanço em outubro, os dados do SUS municipal apontam para um crescimento anual na realização do exame. De janeiro a outubro de 2024, foram registrados 22.218 papanicolau, um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2023, que contabilizou 20.016 exames.
A campanha do Outubro Rosa deste ano também incluiu a realização de 2.090 mamografias gratuitas em parceria com instituições como o Hospital de Amor e o Caism da Unicamp, além de ações educativas, culturais e físicas para a promoção da saúde feminina. Houve ainda parcerias para a realização de 400 avaliações de saúde por outras clínicas.
Outro destaque foi a divulgação do 6º Boletim do Registro de Câncer de Base Populacional, que revelou uma tendência de queda na mortalidade por câncer de mama desde 2018. Iniciativas como a do Centro de Oncologia Campinas (COC), que ofereceu 100 procedimentos gratuitos de micropigmentação para reconstrução de sobrancelhas e aréolas, também fizeram parte da programação.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram