Umdos objetivos é alertar sobre as hepatites B e C, fatores de risco para a doença que afeta principalmente homens de 55 a 66 anos; atendimentos serão feitos por ordem de chegada (Kamá Ribeiro)
A Secretaria Municipal de Saúde, junto com o Centro de Oncologia Campinas (COC), fará um mutirão de prevenção ao câncer de fígado no próximo sábado, dia 20. Um dos objetivos é alertar sobre as hepatites B e C, fatores de risco para a doença que tiveram um aumento no município de 2022 para 2023. O câncer de fígado afeta principalmente homens de 55 a 65 anos e é considerado um dos mais letais. As duas hepatites costumam estar relacionadas à metade dos casos.
“As infecções causadas pelos vírus da hepatite B ou hepatite C podem se tornar crônicas. Entretanto, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhece ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem diagnóstico”, alertou o coordenador do Programa Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, Josué Nazareno de Lima.
Segundo ele, o avanço da infecção compromete o fígado sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão. “Por isso, destacamos a importância da prevenção das hepatites e do diagnóstico precoce”, completou Lima.
A expectativa do COC é atender 500 pessoas na sede da unidade, em Barão Geraldo, durante o “Sábado sem Câncer”. No local haverá testes gratuitos para as hepatites B e C, e sífilis. Eles foram doados pela Secretaria de Saúde. Já os exames mais detalhados, como ultrassom, serão direcionados aos pacientes com suspeita de câncer para diagnóstico. Se houver confirmação da doença será feito encaminhamento para tratamento adequado conforme cada caso.
Não é preciso inscrição para participar. Basta ir ao local às 8h e apresentar documento com foto e comprovante de endereço. Os atendimentos são por ordem de chegada e devem ser encerrados por volta das 13h, ou antes deste horário se todas as vagas forem preenchidas.
A ação terá ainda aplicação de vacinas previstas no Calendário Nacional para adultos, incluindo a dose contra hepatite B. Todas também podem ser encontradas nos 68 centros de saúde (CSs) de Campinas. “A hepatite pode levar a danos graves no fígado, incluindo cirrose e câncer hepático”, alertou a coordenadora de Saúde do Adulto e Idoso, Camila Monteiro Gonçalves Dias Silva. A prevenção inclui vacinação contra hepatite B, práticas seguras para evitar a transmissão de hepatite C, busca de testagem rápida e o diagnóstico precoce para tratamento adequado. “A adoção de hábitos de vida saudáveis, como evitar o consumo excessivo de álcool, manter uma alimentação balanceada e atividade física, desempenha um papel fundamental na prevenção dessas condições”, finalizou Camila.
O mutirão é uma ação solidária que envolve outros colaboradores e parceiros, como a Ramos Medicina Diagnóstica. A organização sugeriu a doação de 1kg de alimento não perecível, ou itens de higiene, que serão entregues à Prefeitura para envio às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
CASOS DE HEPATITES
Dados da Saúde mostram que os casos de moradores diagnosticados com hepatites B e C aumentaram entre 2022 e 2023. Os casos de hepatite B passaram de 49 para 69, aumento de 40,8%. No caso da C, foram 121 (2022) e 168 (2023), aumento de 38,8%. Apenas no primeiro semestre deste ano, em casos absolutos, a hepatite B já tem 23 notificações e a C 40 casos.
A hepatite B é o segundo tipo com maior incidência. A transmissão ocorre por via sexual desprotegida, contato sanguíneo, compartilhamento de seringa/objetos perfurocortantes e materiais para higiene pessoal, por exemplo lâminas de barbear e depilar, escovas de dentes, alicates de unhas. Também é possível uma mãe transmitir para o filho a doença durante a gestação e parto. A proteção é garantida por meio da vacina disponível nos centros de saúde.
Já a hepatite C tem como principal via de transmissão o contato com sangue, mas a via sexual também pode ser considerada. Ela é a principal causa de transplantes de fígado. Não há vacina para essa infecção, mas o tratamento oportuno registra alta taxa de cura.
Vale destacar que Campinas tem o Centro de Referência (CR) em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais, onde há testagem gratuita para a população. O espaço fica na rua Regente Feijó, 637, Centro. O contato é (19) 3234-5000.
CÂNCER DE FÍGADO
Entre 2022 e 2023, o número de mortes por câncer de fígado na cidade aumentou. O total foi de 71 para 86, variação equivalente a 21,1% no período. Já os casos de câncer de fígado registrados passaram de 75 para 82 entre 2017 e 2018, o que corresponde a um aumento de 9,3%. A Secretaria de Saúde acompanha a incidência da doença com base no Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP Campinas), com dados de 2010 a 2018.
SERVIÇO
Mutirão de prevenção ao câncer de fígado em Campinas
Data: Sábado, 20 de julho
Horário: a partir das 8h
Local: Rua Alberto de Salvo, 311, no distrito de Barão Geraldo
Telefone: Mais informações podem ser obtidas com a unidade pelo telefone (19) 3787-3400
Fonte: Prefeitura de Campinas