As teleconsultas são agendadas após avaliação na triagem dos centros de saúde (Fernanda Sunega)
A Prefeitura de Campinas anunciou que a partir desta segunda-feira (17) as vagas da Saúde Digital de Campinas serão ampliadas de 310 para 480 por semana. É a terceira ampliação feita pela Secretaria Municipal de Saúde em menos de 20 dias.
Com isso, as teleconsultas, estarão disponíveis em 57 dos 66 centros de saúde. De acordo com a Administração, até o final do segundo semestre, o serviço será oferecido em todos os centros de saúde.
“Com a ampliação do acesso à Saúde Digital em Campinas conseguimos agilizar os atendimentos e minimizar o tempo de espera por uma avaliação médica. A população tem gostado muito e procurado pelo serviço nas unidades. Essa nova modalidade de atendimento também evita que casos leves procurem os atendimentos de urgência e emergência, como os prontos-socorros e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)”, afirmou a coordenadora da Saúde Digital-SUS Campinas, Thaís Leitao Ramos Luz.
Na fase atual do atendimento da Saúde Digital, o paciente com queixa, avaliado como baixo risco e que não tem consulta agendada, passa pela triagem do CS. Se for o caso de consulta médica, a enfermeira vai oferecer o serviço de teleconsulta. Se a pessoa aceitar, ela receberá um comprovante com o horário do atendimento online por whatsApp ou SMS.
Um pouco antes do horário da consulta agendada, um link será enviado para o celular do paciente. Daí, basta clicar e entrar na sala virtual do médico. Esse acesso pode ser feito do lugar que o paciente desejar. Se a pessoa não tiver equipamento para o procedimento virtual, poderá acessar o profissional por meio de um computador do centro de saúde. O médico que faz o atendimento à distância fica instalado no Hospital Mário Gatti.
Confira os centros de saúde que oferecem a Saúde Digital: