Com a expansão, 42 unidades passarão a oferecer essa modalidade de atendimento médico a partir desta semana
Paciente em teleconsulta no 31 de março, um dos centros de saúde que oferece o serviço (Fernanda Sunega)
A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou de 165 para 310 vagas semanais para a Saúde Digital. É a segunda ampliação anunciada pela Pasta em um período de 14 dias. Com isso, a partir desta semana, as teleconsultas, que eram oferecidas em 33 centros de saúde (CS), passarão a estar disponíveis em 42 unidades.
De acordo com a Prefeitura, a partir do segundo semestre, o número semanal de consultas será ampliado para 400 e o serviço será oferecido em todos os centros de saúde.
Na fase atual do atendimento da Saúde Digital, o paciente com queixa, avaliado como baixo risco, que não tem consulta agendada passa pela triagem do CS. Se for o caso de consulta médica, a enfermeira vai oferecer o serviço de teleconsulta. Se a pessoa aceitar, ela receberá um comprovante com o horário do atendimento online por WhatsApp ou SMS.
"Um pouco antes do horário, um link será enviado para o celular do paciente. Daí, basta clicar e entrar na sala virtual do médico. Esse acesso pode ser feito do lugar que o paciente desejar. Se a pessoa não tiver equipamento para o procedimento virtual, poderá acessar o profissional por meio de um computador do centro de saúde", informou a Secretaria de Saúde.
O médico que faz o atendimento à distância fica instalado no Hospital Mário Gatti.
Confira os centros de saúde que oferecem a Saúde Digital: