ESTADO DE ALERTA

Campanha atrai poucos doadores em Campinas e falta de sangue preocupa

Hemocentro apela para que mais pessoas participem da campanha

Da Redação
01/07/2022 às 09:34.
Atualizado em 01/07/2022 às 09:34
Em Campinas, além do Hemocentro da Unicamp, estão previstas coletas externas em mais três locais (Ricardo Lima)

Em Campinas, além do Hemocentro da Unicamp, estão previstas coletas externas em mais três locais (Ricardo Lima)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Unicamp lançou no mês passado a campanha em comemoração ao Junho Vermelho, cujo objetivo era aumentar os estoques dos bancos de sangue. Finalizado o mês, o saldo foi que mais doadores apareceram para contribuir com a doação, o que fez com que o estoque saísse de um nível crítico, mas ainda permanecendo em estado de alerta. 

"A gente mede a segurança do estoque em relação ao número de dias que a gente tem de sangue, é o estoque estratégico. O ideal é que o banco de sangue opere com pelo menos 5 e até 7 dias de estoque. Hoje, para a maioria das tipagens (processo de coleta e análise do sangue do paciente para identificar a qual grupo sanguíneo ele pertence), estamos operando entre 2 e 3 dias, portanto ainda longe de um nível de segurança. Saímos do nível de completo alarme, quando tínhamos um, no máximo dois dias de estoque, mas não conseguimos recuperar muito mais do que isso", explicou o coordenador do banco de sangue do Hemocentro, Bruno Benites.

Ele lembrou que o período frio e de férias escolares normalmente acarreta em uma queda nas doações, por isso ainda há preocupação para os próximos meses. O banco de sangue do Hemocentro auxilia mais de 60 hospitais de cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). "Fazemos a cobertura de mais de 90% dos pacientes que fazem transfusões via SUS e também ajudamos alguns hospitais privados."

Nem toda condição crônica de saúde e nem todo uso de medicamentos impede uma pessoa de tornar-se doadora. Antes da doação, uma entrevista individual é feita com os candidatos para checar se há algum impeditivo.

Quem está com covid-19, precisa esperar um período de dez dias sem sintomas ou sequelas para doar sangue. Caso a pessoa tenha sido vacinada contra a covid-19, ela deve esperar uma semana. O tempo é menor apenas para quem tomou CoronaVac, no caso, a liberação acontece após 48 horas. O mesmo período de dois dias é estipulado para quem recebeu o imunizante que protege contra a gripe. Quem fez endoscopia precisa aguardar por seis meses.

"As pessoas não costumam pensar muito nisso, mas não temos como fabricar sangue ou comprar de uma indústria. Não é um produto farmacêutico. A única fonte para os pacientes que necessitam é a doação, por isso a gente pede a colaboração e a ajuda de todos que podem doar", concluiu Benites.

Coletas na RMC

Amanhã, os moradores de Jaguariúna interessados em contribuir com o banco de sangue da Unicamp poderão realizar a boa ação na Escola Municipal Amâncio Bueno. A coleta acontece das 8h30 às 12h30. Para doar, é obrigatório apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH) e informar o endereço completo. Além disso, também é necessário preencher alguns pré-requisitos como: pesar no mínimo 50 kg, apresentar boas condições de saúde e ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita com até 60 anos. Menores de idade, de 16 e 17 anos, podem doar com a anuência do responsável.

Durante o mês de julho, haverá coletas nas seguintes cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC): Santa Bárbara d'Oeste (no dia 5), Vinhedo (8), Itatiba (9), Monte Mor (9), Santo Antônio de Posse (15), Valinhos (19), Pedreira (21), Cosmópolis (29) e Indaiatuba (30). Em Campinas, além da Unicamp, estão previstas coletas externas no Largo do Rosário, na Praça da Concórdia, no distrito do Campo Grande e na Igreja do Nazareno, no Swiss Park. Nestes locais, a coleta acontecerá, respectivamente, nos dias 12, 14 e 26 de julho. Os horários e demais informações estão disponíveis no site hemocentro.unicamp.br.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por