EM CAMPINAS

Caism da Unicamp inaugura unidade de treinamento e simulação realística

O espaço será voltado à formação de médicos e profissionais da saúde que atuam nas áreas de obstetrícia e neonatologia

Do Correio.com
30/03/2023 às 19:38.
Atualizado em 30/03/2023 às 19:38
Ao todo, foram adquiridos 112 equipamentos e itens de treinamento que oferecem aos estudantes a oportunidade de experimentarem diferentes contextos cirúrgicos (Antonio Scarpinetti)

Ao todo, foram adquiridos 112 equipamentos e itens de treinamento que oferecem aos estudantes a oportunidade de experimentarem diferentes contextos cirúrgicos (Antonio Scarpinetti)

O Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – Caism inaugurou, nesta quarta-feira (29), as instalações do novo Centro de Treinamento e Simulação Realística em Atenção à Saúde da Mulher e do Recém-Nascido. Os investimentos na unidade somam cerca de R$ 10 milhões, valor obtido por meio de emendas parlamentares propostas por deputados federais e estaduais.

Com área de 514 metros quadrados, a estrutura do local conta com sete salas, auditório, área de convivência, copa e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. Ao todo, foram adquiridos 112 equipamentos e itens de treinamento que oferecem aos estudantes a oportunidade de experimentarem diferentes contextos cirúrgicos

O espaço será voltado à formação de médicos e profissionais da saúde que atuam nas áreas de obstetrícia e neonatologia utilizando tecnologias de simulação, como equipamentos de cirurgia e laparoscopia operados por robôs, modelos humanos que reproduzem o processo de parto e softwares que monitoram o desempenho dos estudantes durante os procedimentos. 

“Esse será o centro mais bem equipado do tipo no país para a formação de profissionais da área de neonatologia antes de os alunos terem contato direto com os pacientes”, avalia Luis Otávio Sarian, superintendente do Caism.

Segundo Sarian, os treinamentos em saúde têm a característica de dependerem das circunstâncias pelas quais os pacientes passam. Entretanto, com os recursos de simulação, todas as situações que podem ocorrer na prática são vivenciadas pelos estudantes. Durante a simulação do parto, por exemplo, os modelos – mãe e bebê – podem apresentar diferentes tipos de condições e sintomas, demandando cuidados específicos. “Isso traz qualidade e segurança para a formação. Os estudantes podem ter contato com diferentes situações clínicas dos pacientes, o que aumenta as oportunidades de aprendizado”, explica.

O espaço também conta com equipamentos de realidade virtual e internet de alta velocidade, o que possibilita que os treinamentos e procedimentos sejam acompanhados e que profissionais de qualquer parte do mundo possam intervir em tempo real.

As atividades do novo centro serão voltadas à formação dos estudantes de graduação e pós-graduação da Unicamp e também de profissionais da comunidade.

Segundo a Unicamp, a ideia é que cursos de extensão sejam realizados no espaço e oferecidos pela Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) e outros órgãos de interface entre a Universidade e a sociedade.

“Temos a intenção, por exemplo, de estabelecer convênios com prefeituras para capacitar médicos do setor público. É um enorme benefício para a comunidade”, pontua Sarian.

Atualmente, cerca de 1.600 estudantes da Unicamp já se beneficiam das instalações do Caism para sua formação. Com o novo centro, a tendência é que mais profissionais passem pelo local.

Novo departamento e área de neonatologia

Além do novo Centro de Treinamento, foram inauguradas as novas instalações do Departamento de Tocoginecologia (DTG) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e apresentadas novas etapas concluídas da reforma da área de neonatologia do Caism, no caso, o banco de leite humano e unidades de terapia intensiva neonatal (Utin) e semi-intensiva neonatal (Ucin).

As obras tiveram o objetivo de modernizar o espaço e adequá-lo aos avanços científicos e tecnológicos do setor. Os investimentos realizados na reforma dos ambientes e na aquisição e instalação de novos equipamentos para os 30 leitos – 15 na Utin e 15 na Ucin – são da ordem de R$ 30 milhões, também advindos de fontes extraorçamentárias.

“Esse é um passo muito importante para o atendimento neonatal da região. Com as reformas, a neonatologia do Caism será a mais bem equipada em um raio de 200 km”, comenta Luis Otávio Sarian. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por